Orelha esquerda quente? significado pode ir além das superstições

Se fomos pensar pelo ponto de vista místico no mundo existem diversas superstições em que pessoas creem e com a da “orelha esquerda quente” não foi diferente. Há quem diga que quando temos esta sensação de “esquentamento” desta região é sinal de que alguém está dizendo algo ruim sobre nós.

Quando isso acontece devemos “morder” a gola da blusa ou seja para que a pessoa morda a própria língua e pare de falar mal. E você acredita que esta teoria da orelha esquerda quente seja mesmo verdade ou vê este assunto apenas com um olhar científico?

O que significa orelha esquerda quente?

Como já falado oque significa orelha esquerda quente de acordo com a superstição de que sempre que a nossa orelha esquerda esquentar é devido a falas mal intencionadas sobre a gente. Porém pelo lado da ciência não é bem assim que as coisas funcionam não é mesmo?

  Oração antiga de São Marcos milagrosa para qualquer pedido urgente

As vezes você pode se perguntar mas então o que significa orelha esquerda quente? e a resposta para isso seria de que quando há uma dilatação dos vasos sanguíneos devido a região ter muitos nervos onde há uma grande circulação/passagem de sangue no local e por conta de ser fina acaba ocorrendo esta dilatação e essa cor avermelhada e quente da orelha.

o que significa orelha esquerda quente
O que significa orelha esquerda quente

Mas afinal, o que ocasiona a vasodilatação?

Quanto mais precisar de circulação na região, mais irá haver a vasodilatação, como por exemplo quando pressionamos o local, seja devido a ficar com o celular muito tempo na orelha, por conta de um trauma ou batida, se caso ela estiver inflamada seja devido a um piercing que está agredindo e há necessidade dos mediadores inflamatórios intervir, na qual dois dos quatro sinais de inflamação são rubor e calor ou até mesmo devido a alguns remédios, tudo isso pode fazer com que fique uma orelha esquerda quente.

Você conhece a síndrome da orelha vermelha?

Em meados de 1994, um neurologista australiano J.W Lance foi o responsável pelo descobrimento da síndrome da orelha vermelha (SOV) sendo assim apresenta uma cor vermelha das duas orelhas quem podem estar associadas com sintomas de enxaqueca.

  Tabela chinesa gravidez: Saber o sexo do bebê

Além disso, ao ser aprofundada por um grupo de pesquisadores da universidade de Dalhousie no Canadá chegaram a conclusão de que o lóbulo da orelha ficava avermelhado e quente podendo durar segundos ou horas devido a falta da enzima ALDH2 no nosso organismo.

Esta síndrome pode ocorrer por exemplo de maneira espontânea ou através de estímulos como mudança de temperatura, toque, muito esforço ou até mesmo devido a movimentos bruscos, se preciso intervir, o tratamento indicado para a SOV é um betabloqueador, muitas vezes utilizados em casos de pressão arterial alta e doenças cardíacas, também pode ser associadas como alimentação saudável, descanso, compressas frias, não beber etc.

Motivos para o desencadeamento de uma orelha esquerda quente

Contudo esses fatores podem ocasionar não só na orelha esquerda mas como por exemplo em uma direita também, além disso selecionamos algumas opções:

  • Queimaduras de sol
  • Uso de bebidas alcoólicas
  • Inflamação
  • Alergias
  • Trauma ou batidas no local
  • Pressionamento da região
  • Picadas de insetos
  • Estresse
  • Ansiedade
  • Dor de cabeça
  • Utilização de alguns remédios (sendo o principal deles o viagra)
  • SOV (síndrome da orelha vermelha)
  • Herpes
  • Temperatura
  • Mudanças hormonais
  • Dermatite seborreica (sendo caracterizada como uma inflamação que causa um aspecto de descamação e vermelhidão do local afetado)
  55 frases para caixinha de Natal para amigos e familiares

É muito importante ficar atento e ver que nem tudo é o que parece, descartando as superstições a orelha esquerda quente deve ser algo que precisamos analisar porque pode estar associado a alguma doença dessas que foram faladas por exemplo e devemos nos preocupar e cuidar.