Ícone do site BeautVip

Tricologia capilar: O que é, e para que serve?

Vamos falar tudo sobre esse ramo tão importante da dermatologia, que a tricologia capilar.

O nosso sistema cardíaco, tem o cardiologista. Os nossos olhos tem o oftalmologista. Então por que os nossos cabelos não teriam um profissional especializado neles? Pois bem, saiba que sim! Eles existem, e são o que chamamos de especialistas em tricologia capilar, a área da dermatologia que é especializada não só em cabelo, mas em quaisquer áreas que possam apresentar pelagem no nosso corpo. E para sanar todas as suas dúvidas a respeito dessa área, traremos para vocês, um papo sobre a tricologia capilar.  

O que é tricologia capilar? 

A tricologia capilar ainda não é tão conhecida no Brasil, mas ela é super importante para a saúde dos seus cabelos.

Muitas mulheres procuram ajuda de um profissional, após perceberem que os seus cabelos, não estão com a saúde em dia. No entanto, existem diversas formas de se começar um tratamento de fortificação capilar em casa. Uma das opções mais indicadas na hora de fortificar os cabelos, são as cápsulas de vitaminas da BeautVip Hair, que possuem em sua fórmula, todos os ativos naturais necessários para que os fios continuem a crescer sempre fortes e saudáveis.  

Mas você ainda deve estar se pergunta: “O que é a tricologia capilar de fato?”, pois bem, vamos responder essa pergunta para você. A tricologia capilar é uma especialidade da dermatologia que estuda a área dos cabelos e dos problemas no couro cabeludo. A tricologia divide a medicina do salão de beleza, e está se tornando cada vez mais popular em nosso país.  

Esse ramo da dermatologia pode ser capaz de encontrar distúrbios nos fios de cabelo, e indicar alguns tratamentos para sanar o problema. Se o seu cabelo sofre com danos excessivos de químicas, ou por que foi exposto a situações prejudiciais a sua saúde, talvez você tenha que fazer uma visitinha a um desses profissionais.  

Os cabelereiros, apesar de estarem em contato direto com os seus fios, não são capazes de fazer uma análise aprofundada sobre o seu problema, a fim de descobrir as causas e dar um uma solução que irá de fato resolvê-lo.  

Quais exames um tricologista capilar pode fazer? 

Tricograma:  

Com um microscópio, o tricologista irá analisar uma amostra de cerca de 100 a 500 fios de cabelo. Após serem coletados os fios são examinados e classificados de acordo com o tamanho em que se encontram (fase de crescimento).  

Biópsia do couro cabeludo: 

O paciente irá receber uma anestesia local no couro cabeludo, e um pequeno pedaço de pele será retirado de lá, com auxílio de uma ferramenta específica. Um médico patologista irá receber essa pequena amostra de couro cabeludo, e irá identificar possíveis doenças, como a alopécia cicatrical por exemplo. É um exame de alta importância para se identificar e tratar patologias que levam os cabelos a ficarem danificados ou até mesmo caírem.  

Tricometria: 

A  tricometria é um dos exames mais pedidos pelos pacientes, pois ele é possível de ser feito, sem a necessidade de se arrancar fios de cabelo, ou até mesmo pele do couro cabeludo. Com auxílio de aparelho especial, o tricologista irá analisar diretamente na extensão dos cabelos, o que pode estar causando a alteração de massa dos fios. Muitas mulheres não sabem, mas existe uma variação da alopecia, que causa um afinamento dos fios de cabelo, deixando-os cada vez mais fracos.  

Doenças que a tricologia capilar pode identificar: 

A tricologia capilar pode fazer diversos exames no seu cabelo, para identificar uma série de patologias.

A tricologia pode identificar diversas doenças, desde as que se originam no couro cabeludo, até as que se formam na extensão do cabelo. Alguns problemas simples como a Dermatite Seborreica (caspa), podem ser encontradas por um tricologista, e também tratada, apesar de ser um problema “simples” no dia a dia da mulher.  

Você já ouviu falar em hirsutismo? Pois bem, trata-se do excesso de pelos no corpo, que pode afetar tanto homens quanto mulheres. Essa doença surge devido à falta de equilíbrio dos hormônios no corpo, e pode ser identificada e tratada por tricologista. 

A calvície é um dos problemas capilares que mais afetam homens e mulheres, e felizmente pode ser identificado e possivelmente tratado com a ajuda de um especialista em tricologia capilar. A calvície pode ser causada por diversas fatores, até mesmo pelo surgimento de doenças mais sérias no organismo, como a anemia por exemplo.  

Enfim, existem diversas outras doenças que podem ser identificadas com a ajuda desses profissionais, e por isso eles devem ser consultados, ao mínimo sinal de alterações na estrutura dos fios ou no couro cabeludo. Esperamos ter ajudado com as suas dúvidas à respeito da tricologia capilar e suas funções.  

Sair da versão mobile