Ícone do site BeautVip

Tratamento para foliculite: descubra que é e quais as melhores formas de tratar

As melhores maneiras de manter sua pele linda e evitar a foliculite

A foliculite é um problema muito comum em homens e mulheres. Esse problema se assemelha muito a acne e pode trazer grande desconforto para quem o tem. Mesmo sendo muito comum algumas pessoas ainda tem dúvidas sobre o assunto e buscam por cuidados caseiros e maneiras de prevenir. O tratamento para foliculite consiste em mudanças de hábito e às vezes mudanças na alimentação e ainda é possível também potencializar tratamentos de pele, e para isso a BeautVip é a escolha perfeita, pois sua pele merece o melhor.

Cuide da sua pele da melhor forma

O que é?

A foliculite é uma doença de pele comum que afeta os folículos pilosos (estruturas da pele onde os pelos nascem e crescem). É uma inflamação na raiz dos pelos que gera o aparecimento de pequenas bolinhas vermelhas que trazem consigo coceira e dor. Pode estar relacionada à transpiração, irritação da pele oclusão ou por bactérias.

Quais são as causas?

Pode ser causada por fungos, vírus, irritação na pele, barbear, oclusão e outros. Mas geralmente é provocada por bactérias como a Staphylococcus aureus (estafilococos) ou Pseudomonas aeruginosa.

E se você achou que a foliculite era só uma, sinto em informar, mas a ela pode ser classificada como superficial (nesse caso, o tratamento para foliculite não costuma ser necessário) ou profunda dependendo da gravidade da situação. Além disso dentro dessas duas classificações existem outros tipos de foliculite que veremos agora.

Tipos de foliculite superficial:

Tipos de foliculite profunda:

Sintomas da foliculite:

A foliculite pode durar alguns dias em caso de foliculite aguda, ou persistir durante muito tempo em caso de foliculite crônica. Quando surgem, pode-se observar pápulas inflamatórias (bolinhas vermelhas) e pústulas (bolinhas com pus), geralmente centradas em um pelo. Podem ser acompanhadas por dor, coceira e ardência.

Tratamento para foliculite:

A melhor medida a se tomar, é consultar um dermatologista, pois o mesmo poderá avaliar a gravidade e indicar um tratamento para foliculite adequado para o seu problema. Mas existem meios alternativos para ajudar quando o caso de foliculite é leve. As medidas a seguir irão ajudar a controlar o problema e melhorar o desconforto. São elas:

Hábitos para evitar a foliculite:

Veja a seguir, as melhores maneiras de evitar a foliculite

Com certeza, não há tratamento para foliculite melhor do que evitá-lo. Pequenas mudanças no dia a dia podem ajudá-lo a evitar esse incômodo que aterroriza boa parte das pessoas. Com isso, separamos uma lista com medidas para evitar estorvo.

A foliculite pode ser contagiosa?

Pasmem, a foliculite pode sim ser contagiosa, sendo transmissível de pessoa para pessoa. Portanto indivíduos afetados não deverão dividir toalhas, roupas ou piscinas, assim, evitando a transmissão para outras pessoas.

Vale lembrar:

O uso de métodos caseiros não substituirá a consulta a um dermatologista. Em casos mais graves, procure um médico para melhores avaliações.

Sair da versão mobile