Ícone do site BeautVip

Talco no cabelo faz mal? Devo ou não utilizar?

Existe diversas técnicas capilares que tem por intuito melhorar algum aspecto capilar e, dentre todos, um que causa bastante espanto é acerca do talco no cabelo. Será que essa prática realmente deve virar um hábito por ser eficiente? Será que há riscos? Isso e muito mais você irá conferir nesse artigo. Confira.

Aplicar talco no cabelo tem sido uma ação bastante comum entre as mulheres que querem diminuir a oleosidade capilar. Mas será que vale a pena?

Inúmeras técnicas são desenvolvidas e amplamente divulgadas na internet. O talco no cabelo tem por intuito resolver algumas questões problemáticas capilares. No entanto, para resolver de forma muito mais eficiente e prática, recomendamos fortemente a utilização do BeautVip Hair, já que a sua composição é focada e devolver a vitalidade dos fios.

Entrementes, é sempre necessário falar a respeito das novas técnicas que surgem na internet, uma vez que nem todas devem ser levadas a sério ou que devem ser encaradas com certos cuidados. Portanto, nesse artigo, falaremos mais a respeito se talco no cabelo faz mal.

Qual é o efeito do talco no cabelo?

Assim como há pessoas que já devem ter ouvido falar dessa técnica, existe as que nunca nem sequer ouvira falar desse assunto. Então, antes de qualquer coisa, é bom falarmos mais a respeito sobre qual é o efeito do talco no cabelo.

Em teoria, o talco no cabelo serve para remover o excesso de oleosidade dos fios. Então, trata-se de uma técnica simples e teoricamente bastante eficiente para obter cabelos menos oleosos. Ademais, por ser bastante prática e fácil, essa técnica tem conquistado cada vez mais adeptas.

Como o talco no cabelo diminui a oleosidade?

As pessoas que são adeptas dessa técnica afirmam que o talco no cabelo reduz o excesso de oleosidade dos fios porque o talco, quando em contato com o couro cabeludo, absorve um pouco do sebo, tornando-o menos oleoso.

Fora isso, ainda se afirma que o pó, quando absorvido pelo couro cabeludo, deixa os fios mais soltos e sem aquele aspecto pesado nas madeixas. Apesar de ser uma solução rápida, essa não é a maneira mais eficiente de diminuir a oleosidade dos fios.

O talco no cabelo é realmente eficiente?

Em partes, até pode-se dizer que o talco no cabelo realmente funciona, mas apenas de forma momentânea. Para realmente resolver o problema de excesso de oleosidade no cabelo, é estritamente necessário fazer o tratamento adequado.

O talco no cabelo até pode resolver o seu problema durante algumas horas, mas como você não está tratando o problema pela raiz, eventualmente ele tornará a aparecer. Fora isso, quando você aplica o talco no cabelo, o movimento de espalhar o pó pelo cabelo estimula ainda mais a oleosidade.

Posso usar talco no cabelo?

Sempre recomendamos que você opte pelos produtos feitos especificamente para o cabelo. Inclusive, essa é uma recomendação de diversos dermatologistas. Afinal, cada produto é feito e testado para determinadas coisas, e utilizar da maneira incorreta pode ocasionar em eventuais problemas adversos.

Então, ainda que você se sinta tentada e passar talco no cabelo, só para ir naquela festinha, recomendamos fortemente que você evite essa técnica, pois ela pode trazer algumas questões capilares mais sérias.

Talco no cabelo faz mal?

Além de não tratar o mal pela raiz, é importante que você saiba que o talco no cabelo faz mal sim! Ainda que algumas mulheres não saibam, o uso do talco no cabelo pode estar diretamente relacionado com a queda capilar, por exemplo.

Fora isso, por não se tratar de um produto específico para os fios, certamente só irá fazer com que ele a saúde capilar seja prejudicada. Nos tópicos abaixo, apresentaremos algumas questões que tem ligação com o uso no talco no cabelo.

Talco no cabelo causa alergia

Não estamos falando de um produto dermatologicamente testado no cabelo. Então, quem utiliza dessa técnica, está suscetível a desenvolver algum tipo de alergia advindo do uso do talco no cabelo.

Sendo assim, ao fazer uso dessa técnica, posteriormente você pode sentir coceira, vermelhidão ou maior sensibilidade capilar. Portanto, esse é um dos motivos de não adicionar esse produto na sua rotina de cuidados capilares.

Talco no cabelo deixa os fios sujos

O talco não foi feito para o cabelo, portanto, ainda que haja uma absorção, ela é mínima. Ou seja, isso resulta em cabelos ainda mais sujos e pesados. Fora isso, quando o talco é usado em demasia, os seus fios ficarão branco.

Talco obstrui os poros

Novamente voltando ao fato de estarmos falando de um produto que não é dermatologicamente testado no cabelo, o talco no cabelo tende a obstruir os poros capilares. Resultado? Fios mais pesados, caspa, problema de alergia e afeta o crescimento saudável dos fios.

Talco não substitui lavagem comum

Para evitar o excesso de oleosidade, é muito mais recomendado um shampoo a seco para garantir a limpeza dos fios sem proporcionar a produção de ainda mais oleosidade. Nada substitui a lavagem comum, nem mesmo o talco.

Além de todos os problemas, o talco no cabelo não substitui a lavagem comum, visto que ele tende a deixar os fios ainda mais sujos e pesados.

Se você realmente quer fazer com que o seu cabelo seja menos oleoso, aposte em produtos capilares adequados, testados e que realmente foram fabricados para esse fim. Do contrário, passe longe de invenções malucas.

Sair da versão mobile