Significado Olhos de cigana oblíqua e dissimulada

Olhos de cigana oblíqua e dissimulada foi escrito em 1899, este clássico da literatura brasileira é considerado uma das mais famosas obras do Realismo. O romance inicia-se numa situação posterior a todos os seus acontecimentos. Certeza que pelo título você não imaginava que seria clássico da literatura brasileira do grande Machado de Assis. Vou falar um pouco o que significa olhos de cigana oblíqua e dissimulada, que já virou até minissérie.

Olhos de cigana oblíqua e dissimulada – resumo

Bentinho – também conhecido como Dom Casmurro – já um homem de idade, introduz a narrativa contando de onde veio seu apelido, que é também o título do livro. A expressão lhe foi dada por um poeta em um trem.

Portanto, o narrador volta ao passado e passa a relembrar sua existência, aquilo que ele chama de ‘atar as duas pontas da vida’, retomando sua infância Fase em que vivia com a família num casarão na rua de Matacavalos e contando a história do amor e das desventuras que viveu com Capitu.

Seus olhos eram misteriosos e enigmáticos.

Bento Santiago é um jovem carioca que foi prometido para o seminário desde o seu nascimento. Devido a uma promessa feita por Glória – sua mãe – ele deve se tornar padre, mesmo que não queira. E para ela não existe possibilidade alguma dessa promessa ser descumprida. Capitolina – ou Capitu — umas das personagens mais enigmáticas e intrigantes da literatura brasileira, é filha de Sr. Pádua e D. Fortunata, vizinha de Bento.

  Oração pelos filhos para proteção do anjo da guarda

Os dois eram amigos bem próximos e de longa data. Capitu era uma moça totalmente diferente do ideal romântico da época: forte, inteligente e esperta. A mulher não aceitava ser comandada. Sempre ‘dava as cartas’.

Em sua obra, Machado de Assis trabalha o olhar de Capitu de forma subjetiva. Olhos de cigana oblíqua e dissimulada, quer dizer que Capitu tinha um olhar sagaz. Um olhar de quem faria o que fosse necessário para ter o que quer.

Quem foi Capitu que tinha olhos de cigana oblíqua e dissimulada?

“Olhos de cigana oblíqua e dissimulada” era Maria Capitolina Santiago (Capitu, como é conhecida). Uma personagem do livro Dom Casmurro, mulher sedutora que fez parte do sofrimento e amor de Bentinho . Quando aparecem as suspeitas de traição de Capitu e Escobar e ele morre afogado. Bentinho no velório refere-se a Capitu como “olhos de ressaca ” pois ela havia chorado e o mar levou o amigo em uma ressaca.

Capitu era misteriosa e enigmática. Tanto que é que o livro foi escrito de modo a deixar tanto o leitor quanto os personagens da história em dúvida sobre seu caráter. Por isso José Dias diz que seus olhos são olhos de cigana oblíqua e, dissimulada. Isso é uma metáfora para dizer que: a moça esconde o que ela verdadeiramente é.

Como era a relação entre Bentinho e Capitu?

Capitu era uma mulher apaixonada por Bentinho e vice-versa. Ela esperou Bentinho voltar depois dele ter que ir ser padre por causa de sua mãe. Ele é muito inseguro em relação a seu relacionamento com Capitu e por isso temia que ela o traísse. Apesar da enorme desconfiança de Bentinho, pode-se dizer que Capitu não o traiu pelo fato de ter a esposa que tem a personalidade mais forte entre todas.

  50 frases de motivação no trabalho

Capitu era uma mulher apaixonada por Bentinho, como já foi dito. Essa informação poderia confirmar a quase certeza de que ela não o traiu, pois ela o considerava o amor de sua vida.

Talvez seus olhos de cigana oblíqua e, dissimulada, o manipulava de tal modo que suas dúvidas ficavam de certa forma confusas.

Quem era José Dias?

José Dias era um agregado da família que pretendia convencer a mãe de Bentinho a mandá-lo para o seminário.
Ele tenta convencer Bentinho a não desistir de ir para o seminário, ele que dizia dos olhos de cigana oblíqua e, dissimulada, dizendo que Capitu tinha olhos oblíquos, ou seja, um olhar dissimulado, que fingia, e, por isso mesmo, não era confiável. Ele chega a falar que foi o diabo quem deu a Capitu esses olhos dissimulados

O quê Capitu fez para Bentinho achar que ela o traiu?

Por que Bentinho acha que Capitu o traiu? … Um dos motivos mais fortes que levaram Bentinho a se afastar de Capitu foi o fato de ele achar que seu filho, Ezequiel, fosse, na verdade, filho de seu amigo, Escobar, em virtude de uma semelhança na aparência e nos modos de agir.

Na obra Dom Casmurro o mesmo descreve com virtude as características dos personagens , mas a parte que ele mais se incorpora é no olhar , e com relação à ser sincero ou irônico tem uma dosagem de ambos ; ele desconfiava bastante , principalmente , de sua amada . Fica às vezes essa curiosidade de o que significa olhos de cigana oblíqua e dissimulada, descrito com tanto detalhe intensidade.

  Tatuagem do Signo de peixes: 21 ideias femininas e masculinas

Como era a personagem Capitu de Dom Casmurro?

Descrição da personagem Capitu do livro Dom Casmurro de Machado de Assis. Capitu: “criatura de 14 anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado. Personagem pintada como leviana e fútil. Aquela que desde pequena só pensa em vestidos e penteados, a que tinha ambições de grandeza e luxo. É de se acreditar que essa tal descrição dê mais ênfase aos seus olhos de cigana oblíqua e dissimulada.

A história intrigante dos olhos de cigana oblíqua e dissimulada, revela um suposto triângulo amoroso, narrado por uma personagem um tanto quanto parcial: Bentinho, o marido traído.

O envolvimento de sua mulher, Capitu, com seu melhor amigo, Escobar, centraliza a narrativa, mas o que salta aos olhos é a perícia machadiana para cultivar a dúvida, instigando a reflexão do leitor, que torna-se testemunha de seu incomparável talento.

Se Capitu traiu Bentinho ou não dificilmente saberemos, mas talvez essa obra enigmática, que mostra o que significa olhos de cigana oblíqua e dissimulada, com certeza mexe com nossa imaginação e curiosidade.