Shampoo sem sulfato – O que é e para o que serve?

Se você é do tipo de mulher que está sempre se atualizando acerca dos melhores produtos capilares, certamente já deve ter ouvido falar sobre o shampoo sem sulfato. Mas você sabe o que ele é e para o que ele serve? Nesse artigo, iremos esclarecer todas as suas dúvidas. Confira.

Shampoo sem sulfato
Você sabe o que é shampoo sem sulfato e quais são os seus benefícios? Nesse artigo, iremos explicar tudo a respeito desse assunto que tem cativado muitas mulheres!

Para manter as madeixas sempre hidratadas, nutridas e com as cutículas seladas, recomendamos fortemente que você faça uso das cápsulas vitamínicas BeautVip Hair já que, devido a sua composição, ela repõe todos os nutrientes necessários para manter os fios sempre saudáveis.

No entanto, a realidade é que nada adianta você fazer esse tipo de tratamento se você não utilizar os produtos corretos no seu cabelo. E é justamente por isso que você precisa saber mais a respeito do shampoo sem sulfato, pois ele pode ser essencial para manter as madeixas saudáveis.

O que é sulfato?

Para que você possa compreender o que é shampoo se sulfato, primeiramente você tem que saber do que se trata essa substância. Estamos falando de um composto derivado do petróleo cujo possui função detergente.

  Minancora clareia a pele? Seca espinhas?

Ou seja, a principal função do sulfato é promover limpeza aos fios e contribuir para a formação da espuma. No entanto, ainda que o sulfato possa limpar, quando em excesso, ele deixa os fios muito ressecados e danificados.

O sulfato tem capacidade suficiente de remover o sebo (oleosidade natural) dos fios. Tanto que não é à toa que muitas mulheres se tornaram adeptas do co wash, que basicamente é uma técnica que elimina a utilização do shampoo na lavagem.

Shampoo com sulfato faz mal?

Não é necessariamente que o sulfato faz mal, mas a realidade é que ele deve ser utilizado apenas em momentos específicos. Como falamos, o shampoo com sulfato tem grande teor de limpeza, e isso pode fazer com que ele remova toda a oleosidade boa do couro cabeludo.

Então, na realidade, o shampoo com sulfato deve ser uma alternativa apenas para os momentos adequados, que é quando você precisa de uma limpeza mais profunda no couro cabeludo.

Por exemplo, se você nota que o seu cabelo está muito oleoso, pode ser vantajoso lavar com um shampoo com sulfato. Agora, se os seus fios já estão ressecados e/ou levemente danificado, é melhor utilizar um que não tenha essa substância.

  Tratamento para crescimento de cabelo

Como saber se o shampoo tem sulfato?

Se você quer passar a fazer uso de shampoo sem sulfato, muito provavelmente deve estar se questionando como saber se o produto leva esse composto. A única forma de saber é prestando atenção no rótulo.

Porém, devido a grande procura de shampoo sem sulfato, muitas marcas têm lançado produtos livre desse composto e, geralmente, isso vem descrito logo na parte principal do shampoo.

Quem pode usar shampoo sem sulfato?

Atualmente, as fórmulas de qualquer produto capilar são adaptáveis a todo tipo de cabelo. Isso quer dizer que o shampoo sem sulfato pode ser usado pelas lisas, onduladas, cacheadas, crespas, colorido etc.

No entanto, os cabelos que irão se beneficiar melhor do shampoo sem sulfato são aqueles cujos fios já foram submetidos a procedimentos mais agressivos como descoloração, alisamento ou permanentes, por exemplo.

Uma coisa que é bastante importante ressaltar é que o shampoo sem sulfato é ótimo para manter os fios tingidos. Afinal, como ele não tem o composto responsável por limpar profundamente, o pigmento tende a durar por mais tempo.

  Nudred femino: aprenda a como fazer

Shampoo sem sulfato limpa os fios?

Uma dúvida que você pode ter acerca do shampoo sem sulfato é se ele realmente limpa os fios, visto que ele não tem um componente não poderoso. Mas, quanto a isso, você pode ficar despreocupado, haja vista que esses produtos têm outros agentes tensoativos.

Shampoo sem sulfato limpa os fios
Ainda que esse tipo de produto não contenha sulfato, ele detém outros compsotos que ajudam na limpeza, ainda que de forma menos profunda.

Porém, isso pode depender de cabelo para cabelo. Se você notar que o shampoo sem sulfato não está promovendo limpeza suficiente para os seus fios, talvez essa não seja a técnica mais adequada para você.

O segredo é sempre testar as possibilidades. Se você nota que o seu cabelo está mais saudável e resistente usando um shampoo sem sulfato, ótimo. E o mesmo acontece caso você faça uso de algum que possua esse composto.