Sabonete de juá: aprenda a como fazer em casa

O banho é um passo essencial para manter a saúde e a higiene da pele em dia. Por isso, nada melhor do que utilizarmos os melhores produtos, em um momento tão importante como esse não é mesmo? Pois bem, muitas mulheres tem procurado por sabonetes (e outros produtos) naturais na hora de fazer os cuidados diários com a pele. Um desses produtos, que tem conquistado cada vez mais adeptas, é sabonete de Juá, que proporciona diversos benefícios na pele, e é o nosso assunto do dia de hoje.  

Mas sabe o que mais pode proporcionar diversos benefícios na sua pele? É isso mesmo! As cápsulas da BeautVip Hair! Que proporcionam uma ação de vitaminação de grande intensidade no seu organismo, nutrindo a pele de dentro para fora, fazendo com que ela adquira um aspecto mais bonito e saudável. Por isso, se você deseja ter a pele radiante como as divas e influencers brasileiras, conheça essa super opção.  

Mas hoje estamos aqui para falar a respeito do sabonete de Juá, que tem se tornado bastante conhecido, principalmente entre as mulheres. Por isso, continue antenada com a gente, pois quem sabe você não se interesse por esse produto? 

O que é o sabonete de Juá? 

Sabonete de juá? para que serve?

Como o próprio nome já indica, esse produto se trata de uma versão mais natural do sabonete comum, feito a partir dos ativos do Juá. Essa fruta, que é encontrada principalmente nas terras banhadas pelo Rio São Francisco, está sendo bastante utilizada em cosméticos e fitoterápicos, devido a suas ações benéficas para o nosso corpo e organismo.  

Benefícios do Juá: 

  • É um ótimo adstringente, ou seja, é perfeito para peles mais oleosas, que sofrem com a ação de cravos, espinhas e acnes. 
  • Possui ação antimicrobiana, se tornando mais do que indicado para peles mais sensíveis, e que constantemente sofre com a ação de microrganismo nocivos, como fungos e bactérias. 
  • Quando consumido, o Juá é capaz de regular o fluxo urinário, se tornando mais do que indicado para pessoas com problemas nos rins.  
  • Contém ação antinflamatória e analgésica, sendo muito utilizado na fabricação não só do sabonete de juá, mas também em receitas de shampoo e outros cosméticos.  

O pó da fruta do juazeiro, pode ser utilizado até mesmo como um substituto da pasta de dente. Em sua forma de extrato, ele também é capaz de aliviar e tratar a indigestão, dor de cabeça, gripe e outros males. 

Como fazer sabonete de Juá? 

No mercado, existe uma gama de sabonetes, que prometem ação de hidratação intensa, e outros benefícios para a pele. No entanto, grande parte deles contém ativos que são nocivos para a saúde não só da pele, mas para o organismo como um todo. A soda cáustica é um desses ativos, e ela está presente na maioria dos produtos de higiene.  

  Reconstrução capilar com leite - Como fazer?

Mas e se te dissermos, que é possível fazer um sabonete de juá, sem o uso de soda cáustica, ou outros ingredientes, que muitas das vezes são perigosos de se manusear? É isso mesmo! Um sabonete 100% natural, que pode ser feito no conforto da sua casa! Por isso continua ai com a gente que vamos te ensinar. 

Receita de sabonete de juá caseiro: 

  • 200 ml de água (da torneira ou filtrada); 
  • 6 gotas de óleo de essencial de lavanda; 
  • 6 gotas de óleo essencial de malaleuca (opcional); 
  • Um copo de 300 ml de casca de juá (ou mais); 

Agora, tudo o que você precisa fazer, é acrescentar a água em uma panela, e levar ao fogo baixo, adicionando a casca de juá. Deixe ferver por cerca de 20 minutos, mas preste muito atenção para que a fervura não derrame no fogão. Uma dica muito válida, é não tampar a panela para que a misture não derrame.  

Passado esse tempo, basta coar e reservar o líquido em uma garrafa de vidro bem higienizada, para que o sabonete não entre em contato direto com outras substâncias. Agora, basta completar o sabonete de juá com água fervida, até que chegue ao volume de 250 ml outra vez. Esse processo é super importante, pois o sabonete de juá quando em sua forma concentrada, pode causar reações adversas na pele.  

  Pixie hair cacheado: dicas de estilos e cuidados
Se atente bastante para o passo a passo, pois fazer tudo da maneira indicada, irá levar a resultados mais positivos.

Agora, tudo o que você precisa fazer, é adicionar os óleos essenciais no nosso sabonete, agitar a mistura, e está pronto. O uso desses óleos é opcional, mas eles são capazes de conservar um pouco mais o nosso sabonete, e por isso são super bem vindos em nossa receita. Além de que eles também garantem um cheirinho maravilhoso na nossa pele.  

O modo de uso do nosso sabonete de juá, é o mesmo de um sabonete líquido comum. Por isso, basta usar uma tampinha ou duas para lavar as mãos. Esperamos que todo o nosso conteúdo, tenha sido de grande ajuda para você. Continue sempre nos apoiando, e até a próxima!