Ícone do site BeautVip

Qual a função da pele? Saiba mais sobre isso

Hoje iremos falar, sobre qual é a função da pele, bem como quais são as partes que a formam.

Todas as pessoas se preocupam necessariamente com todas as partes do seu corpo, sejam eles o cabelo, rosto e entre outros visando a aparência, mas também cuidando do restante como os membros, os órgãos e principalmente a pele, nosso maior órgão presente em nosso corpo. Por conta de ser o maior órgão, a pele precisa e muito de cuidados por estar em constante exposição á bactérias, fungos e o principal, o sol. Portanto hoje nós iremos te mostrar qual a função da pele que garantirá esta proteção, pois preste bastante atenção no texto. 

 O sol nos garante muitos nutrientes, mas é preciso saber como se aproveitar disso e não exagerar, pois pode ocorrer manchas, queimaduras e até mesmo câncer de pele. Por conta disso, a pele realmente precisa de grandes cuidados para que ela continue saudável e com uma aparência boa. Se você está um pouco perdido sobre qual a função da pele que mais te garantirá a proteção necessária e do que se trata, pois não se preocupe que nós iremos te explicar da melhor maneira possível. 

Antes disso, nós iremos te recomendar o BeautVip Hair, um poderoso aliado para todos os tipos de cabelo, seja feminino ou masculino. Ele auxilia no crescimento das suas madeixas, fazendo com que ele cresça rapidamente, sem contar no fortalecimento que ele dá aos seus fios, trazendo um aspecto mais resistente. O BeautVip Hair te dará um cabelo mais volumoso e também um brilho incrível, e por último ele te ajudará na luta contra a queda dos seus cabelos, evitando aquele stress do dia a dia em relação as quedas.  

Então não perca tempo e vá atrás do BeautVip Hair, ele possui eficácia comprovada e com certeza irá te ajudar na busca pela saúde e aparência do seu cabelo. 

Qual a função da pele? Para que ela serve?

Para que serve a pele? Vamos falar um pouco mais sobre isso.

A função da pele possui como principal característica garantir a proteção do nosso corpo. Mas como? Evitando a entrada e a penetração de fungos, bactérias, produtos físicos, químicos e do sol, como foi dito acima. 

 Tudo isso ocorre graças as células da epiderme, da derme, do suor e da secreção de sebo, e com isso a pele acaba sendo uma grande “capa de proteção” para o nosso corpo, mas não pense que só por causa disso, a pele garantirá 100% da proteção, pois algumas substâncias conseguem sim penetrar na pele, pois ela é permeável.  

Alguns hábitos das pessoas acabam ocasionando nessa fácil absorção, como por exemplo, remédios de ação interna, podendo diminuir na proteção da pele contra os demais perigos. Portanto fique atento aos cuidados necessários, principalmente em idosos e crianças por possuírem a maior capacidade de absorção e a pele fina. 

Voltando para a parte de qual a função da pele, pois são muitas. Cada uma tem como papel exercer sua função própria, como regular a temperatura, manutenção hídrico e etc.  

A pele além de ser a “capa de proteção” do nosso corpo, ela também auxilia no controle de nutrientes e proteínas em contato, regulando a temperatura do nosso corpo de acordo com o clima ambiente, tendo uma rápida adaptação, visando evitar problemas como hipotermia, calor excessivo e etc. 

Outras funções da pele presentes em nosso corpo são: controle da vitamina D, manutenção do equilíbrio eletrolítico e hídrico, além de proteger o nosso corpo de traumatismos e também na percepção de estímulos agradáveis e dolorosos. 

A pele também acaba sendo bastante diversificada na aparência, pois ela possui cores diferentes, textura e as dobras. Tudo isso ajuda na identificação de cada ser, seja ele de uma cultura diferente e etc. 

Quais são as camadas da pele?

Falando dos problemas que surgem na pele, eles são facilmente perceptíveis e acabam sendo bastante importantes na hora de saber exatamente o que está acontecendo, pois por uma simples mancha, o especialista pode identificar o real problema, e com isso resolver da maneira mais rápida possível. Portanto, a maioria dos problemas que surgem na pele, acabam se limitando na mesma. A pele em si possui três camadas, indo da camada de gordura, passando pela derme e por último e visível, a epiderme. 

Começando pela epiderme, camada mais fina do nosso corpo, mas que acaba sendo a mais resistente. Na epiderme, há a existência dos queratinócitos, eles são responsáveis pela reposição necessária das novas células, tendo como papel migrar da camada mais profundo até a superfície da epiderme. A parte externa da epiderme é a principal responsável pela proteção da pele, pois ela que evita que fungos e bactérias penetrem no seu corpo. 

Já a derme, segunda camada após a epiderme, tem como característica dar flexibilidade e elasticidade a nossa pele, tudo isso pela presença do colágeno. É na derme que ocorre as terminações nervosas que dão toque, dor, temperatura e entre outros ao nosso corpo, sem contar a presença de vasos sanguíneos e das glândulas sudoríparas, responsável pelo nosso suor. 

Cuidar da pele da maneira correta, é a melhor forma de manter a sua saúde em dia.

Por último temos a camada de gordura, que tem como principal característica ajudar na temperatura do nosso corpo, evitando o calor e o frio do nosso corpo e também no armazenamento de energia, garantindo uma proteção extra ao nosso corpo. 

Depois de te explicar sobre qual a função da pele presente em nosso corpo, com certeza você ficará mais atento sobre os cuidados necessários para que se tenha uma pele saudável, pois ela é muito importante para a nossa saúde e proteção. Portanto preste bastante atenção sobre qual função da pele, pois cada camada garante e tome bastante cuidado. Procure sempre hidratar a pele, para que ela não sofra com danos.

Sair da versão mobile