O que é pessoa institucionalizada? Saiba Significado

No post de hoje iremos falar sobre pessoa institucionalizada. Então, se deseja saber mais sobre esse assunto, continue conosco.

Pessoa institucionalizada

A princípio, quando lemos ou ouvimos sobre pessoa institucionalizada pensamos logo sobre instituição e é basicamente isso.

No post de hoje vamos falar detalhadamente sobre o que é uma pessoa institucionalizada, o que é caráter institucional dentre outros assuntos também nesse tema.

Desse modo, para começarmos, iremos falar de onde surgiu e o que é pessoa institucionalizada.

A princípio, pessoa institucionalizada como seu próprio nome já diz, são pessoas idosas que vivem em instituições como casa de repouso, abrigo, asilo.

Ou até mesmo idosos que vivem em residência inclusiva.

Logo, os idosos precisam muito de atenção, carinho e cuidado e principalmente aqueles que são debilitados e não conseguem fazer nem as próprias necessidades sozinhas. 👩‍🦳 

Portanto, quando fazermos a perguntas de o que é um idoso institucionalizado ou pessoa institucionalizada, diz respeito a aquele que vai para uma instituição; cuja sua função seja cuidar e dar apoio à aquela pessoa.

Essa instituição promove cuidados pessoais, saúde e bem estar para idosos acima de 60 anos. Que por muitas vezes a família não é capaz de cuidar financeiramente ou não tem condições de viver em domicilio.

No entanto, existem idosos que preferem ir para essas instituições porque acham que estão atrapalhando ou atrasando a vida dos filhos.

  Palavras de gratidão: 55 frases de agradecimento a vida

Mas, de antemão há famílias que escolhem contra a vontade do idoso colocar ele no asilo para não ter preocupações; ou até mesmo para não fazer o mínimo.

Uma pesquisa que postaram a um tempo atrás mostra que grande maioria dos idosos são colocados nessas instituições contra a sua vontade; e possivelmente serão abandonados.

A família desse idoso por muitas vezes, coloca uma pessoa sem o mínimo de capacidade profissional para cuidar da pessoa institucionalizada. No entando, os familiares se quer aparecem em tal local.  

O que é um idoso institucionalizado e pessoa institucionalizada?

Quando se trata desse assunto surge várias perguntas e grande maioria delas possuem resposta. Uma das perguntas que são feitas com mais frequência é o que é um idoso institucionalizado.  👩‍🦳 

Como já foi respondido acima o que é um idoso institucionalizado é basicamente, o idoso que com ou contra sua vontade começa a frequentar instituições como asilos para serem cuidados.

Essas instituições tem o intuito de cuidar de quaisquer idosos que não possuem condições financeiras para que comecem a se responsabilizar por suas despesas ou até mesmo aqueles que possuem deficiências ou problemas de saúde.

Além disso, nós sabemos que a família em muitos casos é algo de muita importância na vida de um idoso, logo que a família é considerada um suporte na proteção dos idosos já que muitos deles são fragilizados.

A princípio, como muitas pessoas falam, o idoso volta a ser criança e começa a ter a mesma necessidade que um bebê (em muitos casos), no entanto, algumas famílias por falta de tempo ou até mesmo por não quererem trabalho, optam por colocar em asilos e casa de cuidados.

  55 frases de Deus tumblr

Caráter institucional

Agora que já falamos um pouco sobre pessoa institucionalizada e o que é um idoso institucionalizado, falamos falar sobre caráter institucional.

Se você já ouviu esse nome, certamente lhe bateu a duvida de o que é caráter institucional, né? Então, nós iremos explicar agora o que é caráter institucional.

Caráter institucional nada mais é que algo relativo em uma instituição. Logo, pode significar algo que irá se oficializar também.

Assim, existe também o caráter institucional familiar que diz respeito a construção de valores familiares éticos, religiosos, econômicos e também sobre a evolução da personalidade do filho.

Agora que já falamos sobre esses assuntos, vamos comentar também sobre uma duvida frequente que é o significado de como emancipar uma pessoa?

O que é? Significado de Como emancipar uma pessoa?

Então, para começarmos nesse assunto de o que é? significado de como emancipar uma pessoa, vamos primeiramente dizer o que significa emancipar.

Emancipar quer dizer liberdade ou independência. No entanto, isso não quer dizer que seu filho ao ser emancipado terá responsabilidade.

Já que a adolescência é uma transição em que precisamos passar para adquirir a maturidade.  A emancipação faz com que uma pessoa seja vista na esfera civil antes mesmo de completar 18 anos.

No entanto, mesmo com o adolescente emancipado, de acordo com a ECA precisa ser tomada quaisquer decisões que protejam os adolescentes de influencias negativas. Desse modo, a pessoa mesmo depois de emancipada não poderá frequentar lugares cuja sua faixa etária seja inadequada, comprar armas de fogo ou até mesmo consumir bebidas alcoólicas.

Emancipação voluntária, judicial e legal

Quando falamos de o que é? significado de como emancipar uma pessoa engloba alguns modos de emancipação, sendo ele voluntário, judicial ou legal.

A emancipação voluntária acontece quando os pais concedem a autorização para a prática civil, isso quer dizer que eles antecipam sua capacidade civil. Para a emancipação voluntária, precisa da autorização de ambos os pais (em caso de pai ausente ou falecimento, somente um dos responsáveis podem fazer), o menor precisa ter 16 anos completos e precisa ir ao cartório para reconhecer por meio de uma escritura pública.  

  O que é Dunha? Quem é?

Desse modo, para conseguir realizar a emancipação é necessário que esteja com os seguintes documentos em mãos:

– Certidão de nascimento do menor que será emancipado;

– RG e CPF do menor e dos responsáveis legais;

– E em alguns casos é necessário o comprovante de residência;

Durante todo o processo os pais devem estar acompanhando o menor e depois da escritura pronta é necessário registrar e expandir a certidão que comprova a emancipação no cartório de registro geral.

Além disso, tem também a emancipação judicial que acontece em dois casos específicos. Sendo eles, quando um dos pais não concordam com a emancipação e também quando o adolescente estiver sobre assistência de um tutor.

Nesses casos, somente o juiz poderá decidir.

Para essa emancipação é necessário que:

– O menor tenha 16 anos completos;

– Que a sua sentença esteja favorável para a emancipação;

Então, a emancipação legal é automática para casos de situações previstas por lei como, casamento, emprego publico afetivo, colação de grau em ensino superior e economia própria.

Isso porque quando menor é visto por lei como relativamente incapazes, logo, depois da emancipação será habilitado perante a lei para fazer tal ato de vida civil.

Por fim, esse foi o post de hoje. Espero que tenham gostado e tirado suas dúvidas sobre pessoa institucionalizada e qual idade para emancipar uma pessoa. Até a próxima.