Ícone do site BeautVip

O Chá de Alecrim e seus benefícios para a saúde

O alecrim, é uma das ervas mais completas quando falamos sobre benefícios à saúde, sendo usada mais vezes no chá de alecrim. Se tornou uma das ervas mais utilizadas pelos pesquisadores, por conta de suas propriedades. O alecrim é utilizado na culinária, para realçar os sabores, e em pessoas, nas questões medicinais para emagrecer. Com sua ótima ação estimulante e seus diversos benefícios do alecrim vem sendo buscado e utilizado cada vez mais.

Separamos aqui, apenas 10 benefícios do alecrim para a saúde:

Benefícios do Alecrim.

1– Tratar pressão alta

A erva medicinal também é uma grande beneficiária do alecrim para tratar a pressão alta, pois suas propriedades ajudam na circulação sanguínea em pessoas de idade ou com sobre peso.

2.    – Elimina a gripe, a tosse e a asma

Pelo seu poder estimulante, o alecrim é indicado para controlar a tosse e a gripe, além de amenizar e combater as crises de asma em adultos e crianças. As tosses com secreções também são combatidas pelo alecrim devido a sua ação expectorante.

3 – Alivia as dores do reumatismo e das lesões

Um remédio natural para o reumatismo que ajuda no alívio das dores é utilizar compressas de alecrim nos pontos de dor. Podendo-se o alecrim natural ou o óleo. Sua eficácia também é comprovada no tratamento de contusões por esportes ou quedas.

4 – Ajuda no período menstrual

Muitas mulheres sem fortes dores no período menstrual, o chá do alecrim ajuda no controle do fluxo da menstruação e alivia as cólicas.

5 – É diurético e ajuda a digestão

O alecrim também é rico em minerais como o cálcio, fósforo, magnésio e potássio. A ingestão desses minerais favorece na perda de peso pela forte ação diurética. O chá de Alecrim é digestivo e sudorífero, o que faz aliviar os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado. O chá de alecrim também é um ótimo remédio para emagrecer.

Um dos maiores benefícios do alecrim é seu poder de aumentar o volume de neurotransmissores, ganhou também o nome de erva da alegria, pois seus óleos essenciais favorecem o bem estar. Também é muito utilizado como aromatizante, pelo seu agradável e relaxante odor, além de realçar os sabores na culinária.

6 – Alivia o stress

Muito conhecido por sua ação relaxante, o chá de alecrim é capaz de relaxar e acalmar os músculos, além de que, o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo e impulsiona a memória. É um antioxidante essencial para o sistema nervoso, por conter o ácido carnósico em sua propriedade, que faz com que ajude a lidar com stress.

7 – Elimina os gases

 

O alecrim é indicado também para a eliminação dos gases, o que é uma situação incômoda para muita gente. Apenas 1 copo deve resolver, se não, fique à vontade para provar mais desse chá incrível.

Benefícios chá de Alecrim.

8 –Ajuda na saúde bucal

O alecrim natural, misturado com a água apenas, serve para eliminar os odores bucais indesejados, em muitas culturas orientais a mistura é usada todos os dias pela manhã por grande parte da população. Utilize como enxaguante bucal.

9 – Ajuda no tratamento do couro cabeludo

O Alecrim é indicado para tratamento capilar, ótimo contra a queda e um belo anti-caspa para muitas pessoas. Os benefícios do alecrim no tratamento do couro cabeludo também é o seu aroma delicado e a luminosidade que da nos cabelos depois de um uso rotineiro.

10 – Auxilia as hemorróidas

 Dias usando a tintura do alecrim resolve também na questão das hemorroidas inflamadas.

O alecrim é considerado um excelente fitoterápico, por ter como propriedades as substâncias bioativas e com ótima função de emagrecimento, por ser um estimulante diurético. Os benefícios do alecrim São utilizadas para a preparação de chás e tinturas, suas folhas secas ou frescas. Para fazer os óleos essenciais, são utilizadas as partes florais.

Receita do chá de alecrim:

Ingredientes:

Os benefícios do Alecrim para a saúde.

Modo de preparo: Colocar as folhas de alecrim na água fervendo e deixar por 10 minutos e tapado. Coe e espere ficar morno, beba sem açúcar.

O chá de alecrim pode ser ingerido por 90 dias seguidos, porém com 1 mês de pausa, pois pode trazer efeitos colaterais como náuseas e vômitos quando seu uso é constante. Além da perda de peso, por auxiliar no metabolismo, ajudando a emagrecer, pela função diurética presente no liquido.  

O chá não pode ser ingerido durante a gravidez, também não pode durante o período de amamentação e nem antes dos 5 anos da criança.

Obs: Pessoas com problemas no fígado também é recomendado não tomar o chá de alecrim, pois estimula a saída da bile, piorando assim, os sintomas da doença, isso requer bastante cuidado.

Aproveitamos para apresentar o  BeautVip Hair é um complexo vitamínico que no crescimento e nutrição saudável dos cabelos, melhora o aspecto da pele deixando-a mais jovem, auxilia reduzindo a queda e ainda faz com que as unhas cresçam mais fortes e mais rápido deixando ainda mais rápido o caminho para o se sentir bem consigo mesma.

Sair da versão mobile