Ícone do site BeautVip

Mancha roxa na pele: Saiba quais podem ser as causas

Hoje iremos falar sobre o surgimento da (s) mancha (s) roxa (s) sob a pele, que pode ser um problema bastante preocupante para milhares de mulheres.

Quem nunca percebeu a aparição de uma mancha roxa na pele e ficou se perguntando “onde foi que eu bati”? Isso por que essas manchas costumam a aparecer logo depois de uma pancada, e em pessoa mais sensíveis, só é necessário esbarrar em alguma coisa para que a marca apareça. Porém, se elas vem aparecendo com mais frequência e sem uma razão, pode não ser uma mancha simples. 

Além de manchas, outras coisas nos incomodam bastante quando o assunto é a pele, então os cuidados com a mesma não podem faltar. Então eu tenho uma dica “mara” para você! A BeautVip é excelente em manter a pele impecável. Hidrata a pele, devolvendo a maciez e elasticidade deixando-a linda.  

O que é a mancha roxa na pele? 

A mancha roxa na pele pode aparecer por diversos motivos, dos quais iremos listar para vocês.

A mancha roxa na pele é resultado de um derramamento de sangue na pele, isso acontece porque vasos sanguíneos se rompem estavam fragilizados ou por alterações nas plaquetas sanguíneas,  capacidade de coagulação do sangue, lesões ou pancadas. Estás manchas aparecem e desaparecem da pele de forma natural e espontânea, podem apresentar uma dor leve na região, ou não. 

O que a mancha roxa na pele podem indicar? 

Geralmente, essas manchas surgem após pancadas ou lesões (como dito anteriormente), e não indicam nada grave. Mas também podem ser sinais de alteração nas plaquetas que costumam ser causa do uso de alguns medicamentos, coagulação ou de problemas mais graves. Veja: 

Doença de von Willebrand:  

Essa doença pode ser adquirida, mas geralmente, é uma doença hereditária. Ela prejudica proteínas que afetam diretamente no processo de coagulação do sangue, causando a hemorragia. 

Hemofilia:

Caracterizando-se por sangramentos que ocorrem de forma espontânea, a hemofilia é uma doença genética rara que dificulta a coagulação do sangue o que leva ao sangramento excessivo em casos de ferimentos. 

Doenças infecciosas:

Doenças como febre amarela, dengue e outras, provocam a alteração na produção de plaquetas causando outras doenças. 

Leucemia aguda e crônica: 

A leucemia crónica acontece quando as células normais param de ser produzidas de forma saudável e são substituídas por células leucêmicas, assim dificultando a produção de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. 

Aplasia de medula: 

Isso acontece quando a produção de celular do sangue é reduzida ou simplesmente para. A causa pode ser desconhecida, mas muitas vezes, podem ser em razão de remédios, agentes químicos ou radiação. 

Púrpura trombocitopenica imune:  

Acontece quando o sistema defensivo do corpo ataca desacertadamente as plaquetas destruindo-as. 

Deficiência de nutrientes: 

E escassez de nutrientes no corpo pode sim causar mancha roxa na pele. Isso acontece quando o corpo quer indicar a você que tem algo ali. As vitaminas importantes nesse caso são B, C, D, e A. 

Envelhecimento da pele:

A pele fica mais fina com a chegada da idade, deixando também, vasos sanguíneos ainda mais fragilizados, facilitando as marcas. 

Atividades físicas excessivas: 

Fazer muito exercício pode romper vasos sanguínea devido a tensão muscular. Isso acontece por que quando faz exercícios demais, seu corpo fica fraco por um tempo, facilitando a aparição das marcas. 

Diabetes:  

São bastante comuns em diabéticos quando a doença não é controlada pois o açúcar deixam o sangue mais “pegajoso” fazendo com que as manchas apareçam com mais frequência. 

Uso de remédios: 

Alguns remédios também podem alterar a capacidade de coagulação sanguínea ou interferir na ação de plaquetas podendo acarretar a formação de púrpuras. Medicamento como Paracetamol, ASS, Hidralazina, Clopidogrel,  quimioterapia ou medicações indicadas como anticoagulantes podem causar manchas na pele. 

Cuidados:

Antes de tomar qualquer tipo de atitude, é necessário que você tome algumas precauções quanto a mancha roxa na pele.

O aparecimento de mancha roxa na pele precisa de atenção e é necessário saber a procedência das mesmas. Veja se você não tem outros sintomas como sangramentos, perda de peso, febre ou fraqueza, nesse caso, as manchas podem indicar doenças mais graves. Procure um médico para um diagnóstico mais preciso. 

Como a alimentação pode ajudar: 

Mudar a rotina de alimentação pode te ajudar com as manchas em caso de baixa ingestão de vitaminas. A nutrologia vai agir suprindo a deficiência De vitaminas e diminuindo a ação de radicais livres que contribuem com o aceleramento do envelhecimento. Esse meio também é usado nos casos de quadro de diabetes minimizando as marcas roxas.  

Vale lembrar: 

Se você não conhece a razão para as manchas, é bom que busque por um diagnostico profissional e siga as instruções do mesmo. Não se medique sozinha(o). 

Sair da versão mobile