Ícone do site BeautVip

Machucado na cabeça: Conheça as razões desse problema

Hoje iremos falar sobre o que pode levar ao surgimento de feridas sob a pele, e como identifica possíveis doenças.

As vezes acontece de termos o incomodo de um ou dois machucados na nossa cabeça, mas deixamos de lado por acreditarmos que não é nada. “Ah! Daqui a alguns dias melhora.” Quem nunca disse isso, não mesmo?! O que muita gente não sabe, é que essas feridas podem indicar outros problemas no nosso couro cabeludo e na nossa saúde, então é necessário atentar-se a isso. Portanto, hoje vou te explicar mais um pouco sobre machucado na cabeça. 

Mas, de amiga para amiga(o), eu tenho uma dica excelente para manter os cuidados com o nossos cabelos, unha e até com a pele, menina(o)! Esse produto tem o poder de te ajudar na diminuição da queda e quebra de cabelo, fortifica as unhas e ainda vai te deixar com aquele pele dos sonhos. Ficou curiosa(o), né?! É a BeautVip! Confia em mim, você vai amar. 

Ter um machucado na cabeça, sem uma razão, pode ser um indicativo de que algo no corpo não está trabalhando direito, então é sempre bom buscar um médico para uma melhor avaliação e bom tratamento. Sempre preste atenção se o machucado na cabeça é acompanhado de algum outro sintoma. 

Causas do machucado na cabeça:

O que pode levar ao surgimento do machucado na cabeça?

Costumamos cuidar do nosso cabelo e ignorar o fato de que o couro cabeludo também necessita de atenção. Assim como a nossa pele, o couro cabeludo também precisa ser cuidado e hidratado com frequência para que não haja lesões ou uma doença. 

Micose no couro cabeludo:

Ter micose no couro cabeludo é um quadro comum e surge em pessoas de qualquer idade. Pode causar erupções avermelhadas e redondas que podem ser ou não escamosas. Costumam aparecer em lugares com menos fios de cabelo ou em lugares recém depilados. Esse problema pode evoluir causando kérium. 

Ainda que possa atingir qualquer pessoa, é mais comum em crianças causando machucado na cabeça das crianças e é contagioso. Pode pegar a doença se tiver pentes, escovas, bonés, toalhas de banho, roupas, enfeites e qualquer outra coisa usada no cabelo. 

Foliculite:

Esta ocorre, assim como no copo, pela inflamação dos  folículos pilosos. Causa bolinhas vermelhas ou amarelas na raiz no couro cabeludo. Pode ter sintomas como a coceira ou dor e ainda, resultar em machucados na cabeça causando. Por ter uma certa relação com a testosterona, a foliculite costuma aparecer com mais frequência, nos homens, isso por que esse hormônios estimula as glândulas sebáceas 

Psoríase do couro cabeludo:

Essa não é uma doença infecciosa e nem contagiosa. A psoríase é uma doença que tem como característica manchas vermelhas que descamam e  aparecem tanto no corpo quanto no couro cabeludo. Pode atingir também as unhas através de pustulose generalizada. Alguns sintomas podem se fazer presentes. As causas da psoríase não são conhecidas, mas dentro das hipóteses, a mais provável é que ocorra por uma herança genética e com o sistema imune. 

Pitiríase veriscolor:

A pitiríase pode causar a queda dos cabelos. Também é chamada de tínea capilar. A causa deste problema são fungos e tem como característica a alteração da cor da pele, descamação e a coceira. Indivíduos de qualquer idade podem ter a pitiríase, mas é mais comum em pessoas com idade entre 10 e 35 anos. Esse fungo vive no nosso couro cabeludo e é um fungo comum, e pode causar a dermatite seborreica. No tratamento, é indicado que além de remédios orais e para a pele, também faça uso de shampoos antifúngicos. 

Cistos:

Os custos aparecem como caroços lisos e firmes se desenvolvendo na pele ou no couro cabeludo. Os custos tem um “furinho” por onde costuma sair uma secreção com mal cheiro. Costumam causar coceira. Esse orifício pode chegar a infeccionar e causar machucado na cabeça e no corpo. Quando pequenos, os custos são indolores e crescem bem devagar. Só pode ser removido, cirurgicamente. 

Dermatite seborreica 

Essa é uma doença de pequena gravidade e fácil controle. Tem como característica a caspa. Qualquer pessoa em qualquer idade ter esse problema. A caspa tem relação com a oleosidade dos fios e o aumento de fungos no couro cabeludo causando a coceira. Coçar a cabeça pode levar o aparecimento de machucado na cabeça causando ardência e desconforto, principalmente durante a lavagem dos fios. 

Sempre procure a ajuda de um profissional para realizar o diagnóstico e receitar um tratamento adequado.

Vale lembrar: 

Até mesmo problemas que julgamos como “bobos” necessitam de diagnósticos médicos. As vezes problemas comuns e de fácil tratamento podem evoluir para doenças mais graves. Fique atento a sintomas.

Sair da versão mobile