Ícone do site BeautVip

Hidratação caseira: 5 dicas maravilhosas de como fazer

Hidratação caseira certamente deve ter sido um dos termos cujo número de procura aumentou exponencialmente, principalmente pelo atual cenário pandêmico que estamos vivendo. Afinal, além de ser uma solução rápida e eficiente, é uma maneira mais barata de cuidar das madeixas.

É possível conseguir um resultado de salão mesmo com uma hidratação caseira, e é isso que você irá aprender com esse artigo!

Quem é mulher sabe o quanto o cabelo é capaz de moldar a nossa autoestima; se ele está sedoso, brilhoso e bem hidratado, certamente nos sentimos bem. Agora, se passamos por aquela semana corrida, onde não tivemos tempo de lavar o cabelo, é normal a nossa autoestima dar uma abalada.

Tanto que muitas mulheres, quando podem, dão prioridade ao uso do Beautvip Hair, uma vez que ele devolve o brilho e volume, dá resistência aos fios e ainda promove o crescimento capilar. No entanto, para garantir um cabelo saudável, é sempre importante manter um cronograma de hidratação, e é sobre isso que falaremos nesse artigo.

O que é hidratação capilar?

Muita se fala sobre hidratar as madeixas e a grande parte das mulheres segue rigorosamente esse feito, mas você sabe realmente o que é hidratação capilar e para o que ela serve? Apesar de ser um tratamento simples, a hidratação é uma das responsáveis por repor a água e nutrientes do cabelo que são perdidos diariamente.

Diversos nutrientes e outros elementos capilares vão se perdendo de forma natural, devido as agressões externas diárias ou por consequência de um procedimento químico. Sendo assim, a hidratação capilar é fundamental para repor tudo o que se perde, garantindo que os cabelos fiquem sempre resistentes, maleáveis e brilhantes.

Hidratação caseira realmente funciona?

Muita gente questiona a hidratação caseira pois afirmam que elas são apenas um “tapa buraco”, e que os resultados são apenas momentâneos e que não duram a longo prazo, mas não é bem assim. As hidratações feitas em casa realmente funcionam, desde que você faça da maneira correta.

Inclusive, muitas mulheres dizem que os cabelos devem ser hidratados sempre no salão de beleza, já que o resultado é prolongado e muito mais visível. Isso até é verdade, mas isso acontece porque os profissionais calculam o tempo correto de cada produto, lavam o cabelo na temperatura certa e mantém toda uma técnica apropriada.

Sendo assim, é importante que você tenha em mente que a hidratação caseira funciona sim, desde que você faça da maneira correta e apropriada. E justamente por isso é importante que você leia esse artigo, pois iremos dar as dicas necessárias para fazer uma hidratação caseira que realmente funcione.

Como fazer uma hidratação caseira que funcione?

Algumas mulheres reclamam que ao hidratarem os seus cabelos em casa, não notam tanta diferença e, se notam, é algo muito passageiro. E isso certamente acontece porque você está fazendo de forma errada, e nos tópicos abaixo daremos a fórmula correta.

Respeite o tempo de ação de cada produto

Às vezes achamos que o tempo especificado de ação para determinado produto é muito pouco e resolvemos deixar mais, achando que, quanto mais tempo o produto ficar no cabelo, maior será a absorção dos nutrientes e melhor o resultado. É um pensamento que até faz sentido, mas não é assim que acontece na prática.

Diversos especialistas na área afirmam que é preciso seguir de maneira rigorosa o tempo de aplicação dos produtos. Se no rótulo está especificando 5 minutos de ação, por exemplo certamente essa informação está lá porque houve testes que confirmaram que esse tempo é o necessário.

Às vezes ficamos tentadas a deixar a hidratação caseira agir por mais tempo, mas é fundamental seguir o tempo estipulado na embalagem.

Inclusive, pode acontecer de, ao deixar o produto mais tempo que o indicado, você obter o resultado contrário do que esperado. Principalmente uma hidratação caseira que tem como base uma máscara mais pesada, caso você deixe mais tempo que o indicado, pode acontecer de o seu cabelo ficar com um aspecto pesado, seco, sem brilho e com um aspecto gorduroso.

Reconheça as necessidades do seu cabelo

Esporadicamente, uma receita de hidratação caseira vira febre na internet e todo mundo passa a fazer uso, mas esse é um grande erro que deve ser evitado. Ainda que milhões de mulheres afirmem que uma determinada hidratação funcionou, entenda que cada cabelo é diferente é possui necessidades diferentes.

Não é porque sua amiga teve um resultado maravilhoso aplicando uma determinada receitinha que você obterá os mesmos resultados. Inclusive, uma das receitas que mais bombam na internet são as que tem como base a babosa, inclusive é o xodó de muitas cacheadas.

No entanto, apesar de muitas mulheres realmente terem um resultado invejável, é bom aprender a utilizar babosa no cabelo cacheado, já que, em alguns casos, mesmo a sua curvatura sendo do tipo 3, nem sempre essa é a sua melhor opção.

Cuidado ao utilizar a touca térmica

Novamente a necessidade de ficar de olho no rótulo de cada produto aparece! Muito se fala que, ao utilizar a touca térmica, a ação dos produtos é potencializada e você conseguirá enxergar melhor os resultados da sua hidratação caseira, mas nem sempre é assim.

Você precisa saber que nem todos os compostos foram feitos para serem termoativados. Ou seja, caso o produto não tenha sido produzido para essa finalidade, o calor não vai ocasionar em quaisquer melhoras no resultado e, em alguns casos, pode até atrapalhar e diminuir a eficácia.

Sequência correta dos produtos

Para garantir uma melhor hidratação caseira e ter certeza de que o seu cabelo absorveu os nutrientes, as cutículas do seu cabelo devem estar abertas. O shampoo tem por finalidade abrir as cutículas, e o condicionador tende a fechá-las.

E muitas mulheres não entendem isso e passam os produtos na sequência errada. Geralmente a sequência é; lavar os cabelos com shampoo, aplicar o condicionar e hidratar. Mas, na verdade, o correto é; aplicar shampoo, hidratar o cabelo e só depois condicionar os fios.

Aplicando a hidratação caseira após o shampoo, como a cutícula estará aberta, isso garantirá que os seus fios receberão os nutrientes com muito mais facilidade. Em seguida, ao condicionar os fios e como consequência fechando as cutículas, deixará o seu cabelo menos suscetível às agressões externas.

Lave o cabelo com água na temperatura certa

Tem dias que, devido ao frio, bate aquela preguiça de fazer uma hidratação caseira, não é verdade? Mas, por se tratar de um procedimento necessário, acabamos tirando força de vontade de algum lugar. O erro, no entanto, pode ser ao lavar o cabelo com água quente, já que você não quer passar frio.

No entanto, esse é um grande erro. A água quente, além de ressecar a pele, resseca também o couro cabeludo, sensibiliza os fios e os deixa ásperos e opacos. Lavar os cabelos com água quente faz com que eles inchem, fiquem com a cutícula dilatada, ocasionando num embaraçamento maior do que o normal.

Em alguns casos, também pode desregular a camada hidrolipídica e resultar em maior oleosidade ao couro cabeludo. Então, para garantir que a sua hidratação terá os efeitos esperados, deixe a água quente apenas quando quiser tomar aquele banho relaxante, sem lavar os cabelos.

O próprio G1 produziu uma matéria explicando o quão mal a água quente pode fazer para os cabelos, sejam eles lisos, ondulados, cacheados ou crespos. Portanto, para garantir que a sua hidratação caseira será eficiente, evite lavar as madeixas com água quente.

Sair da versão mobile