Glicerina no cabelo: Saiba como usar, Confira os Benefícios

As receitas caseiras têm ganhado cada vez mais destaques, principalmente por conta da praticidade e facilidade de se conseguir os ingredientes. E uma das preferidas das mulheres é o uso de glicerina no cabelo, mas você sabe exatamente como usar e quais são o benefícios dessa receita caseira? É isso que você irá aprender hoje. Confira!

Como usar glicerina no cabelo
Quer aprender a ter cabelos lindos e sedosos? Então acompanhe as nossas dicas sobre como usar glicerina no cabelo!

Quando falamos da saúde do cabelo, todo tratamento capilar é bem-vindo, em especial as receitas caseiras, que além de possuírem uma eficácia satisfatória, também cabe no bolso de todo mundo.

Tanto que, a cada dia que passa, a indústria da beleza vem se reinventando e trazendo grandes novidades que agradam muitas mulheres. E uma dessas inovações, por exemplo, é o Beautvip Hair que além de outras coisas, proporciona a diminuição de queda capilar, tal como a glicerina, o nosso assunto de hoje.

O que é glicerina?

A glicerina é uma substância umectante extraída de óleos e gorduras vegetais e animais. Mas, para fins cosméticos, geralmente a glicerina é obtida através dos óleos vegetais como o coco e óleo de palma, também conhecido como óleo de dendê em algumas regiões.

Pelo fato de ser uma substância oleaginosa, ela tende a lubrificar e causar efeito e causar um efeito emoliente, e esse é um dos principais fatores que fazem com que as mulheres queiram utilizar glicerina no cabelo, pois os seus benefícios são visíveis logo na primeira utilização.

  Como aplicar blush: aprenda as diferentes maneiras

Quais são os benefícios da glicerina no cabelo?

A glicerina sozinha, por ter como base óleos vegetais, já imputa diversos benefícios ao cabelo, como auxiliar no controle do frizz, combater pontas duplas, promover maciez e brilho extremo. Ademais, a glicerina no cabelo também tem um efeito hidratante, capaz de deixar as suas madeixas extremamente sedosas.

E se você quer que o seu cabelo cresça de forma saudável, a glicerina no cabelo também pode te proporcionar isso, visto que além de potencializar o efeito hidratante, deixa os cabelos mais fortes e, portanto, mais resistente a queda.

Essa é uma dica que vale até mesmo para as cacheadas. Todas já sabem que cabelos com uma curvatura mais acentuada adoram produtos com base em óleos vegetais, e o mais interessante é que além de ressaltar o brilho e a maciez, a utilização da glicerina no cabelo cacheado garante maior definição.

Sendo assim, essa é uma ótima forma de tratar um cabelo sem vida de uma maneira extremamente simples. No entanto, antes de começar a fazer o uso, é interessante que você saiba como utilizar a glicerina no cabelo, visto que mau uso pode ocasionar em consequências negativas.

Como usar glicerina no cabelo da maneira correta?

Apesar do seu imenso poder de reparação capilar, segundo diversos dermatologistas, a glicerina não deve ser utilizada na sua forma pura e isolada no cabelo, já que isso pode facilitar o ressecamento capilar.

Isso pode acontecer porque a glicerina pode roubar águas das camadas mais profundas do cabelo e “doar” para o ambiente, deixando o cabelo seco e desidratado. Então, lembre-se de sempre usar a glicerina no cabelo junto com outro produto, a fim de não obter o resultado reverso.

  Carvão ativado para que serve
Como usar glicerina da maneira correta
Lembre-se de nunca utilizar a glicerina pura no cabelo, pois isso pode fazer com que você obtenha o resultado contrário.

Uma outra dica ao usar glicerina no cabelo é optar pela touca térmica, e isso porque, se o clima estiver muito seco, não abafar os fios pode causar o resultado oposto ao esperado. Fora isso, abafar os fios com a touca potencializa o efeito das máscaras.

Essa não é uma obrigação caso você utilize uma máscara com base de glicerina, por exemplo, visto que a maioria dos produtos que tem glicerina possuem uma fórmula equilibrada e com tecnologia que dispense o uso da touca. Mas, como potencializa o efeito, é melhor usar.

Receitas capilares com glicerina

Como dito anteriormente, é preferível que você não utilize a glicerina pura diretamente no seu cabelo, mas sim misturado com outros produtos. Sendo assim, iremos apresentar algumas receitas caseiras para você aproveitar ainda mais o efeito dessa substância.

Hidratação com glicerina

Para fazer uma hidratação com essa substância, tudo o que você precisa fazer é utilizar cerca de 5ml de glicerina diluído na quantidade de máscara que você utiliza normalmente. Com a toca térmica, deixe agindo por 20 minutos e depois enxágue.

Hidratação com glicerina e leite de coco

O seu cabelo está precisando de uma hidratação profunda? Que tal utilizar aliar o poder de hidratação do leite de coco e da glicerina para obter um resultado maravilhoso?! Para isso, é só misturar 2 colheres de máscara hidratante da sua preferência, 2 colheres de leite de coco e 5ml de glicerina.

Hidratação com glicerina e leite de coco
O leite de coco é um ingrediente extremamente fácil de ser encontrado, e muitas das vezes você já até pode tê-lo na sua cozinha.

Para aplicar, primeiramente você deve lavar o seu cabelo com shampoo e, após remover todo o excesso de umidade, aplicar a mistura nos fios, mecha a mecha. Com a touca térmica, é só deixar agir por 15 minutos e depois enxaguar.

  Como fazer o cabelo crescer com ovo

Máscara caseira com glicerina

Se você quer fazer o seu cabelo ficar ainda mais emoliente, essa é a receita correta. Você só precisa de 15ml da máscara da sua preferência, 5ml de glicerina, 3 gotas do óleo vegetal da sua preferência e 1 colher de sopa de vinagre de arroz.

Misture tudo até obter uma máscara homogênea e aplique nos fios devidamente limpos. Com touca térmica, deixe agir por 20 minutos e enxágue.

Glicerina no cabelo com ampolas

A fim de potencializar todos os resultados, é possível utilizar a glicerina junto com ampolas e máscaras. Para tal, é só acrescentar 5ml de glicerina na sua máscara ou ampola. Para essa receita, é fundamental utilizar a touca térmica, visto que é ela quem irá garantir que o resultado da glicerina no cabelo será o esperado.

Existe alguma contraindicação para o uso da glicerina no cabelo?

Segundo a site Minha Vida, a glicerina é um produto hipoalergênico e, portanto, é muito difícil que ele provoque algum tipo de reação indesejável como alergia, por exemplo. No entanto, se ao utilizar a glicerina no cabelo você notar qualquer sinal incomum, procure um médico e suspenda o uso imediatamente.

São pouquíssimas mulheres que reclamam ter algum desconforto ao utilizar a glicerina nas receitas caseiras, mas não é impossível. O maior risco da glicerina é quando ela é inalada.