Ícone do site BeautVip

Dormir com o cabelo molhado realmente faz mal? Saiba quais são os riscos!

Muito se fala que dormir com o cabelo molhado faz mal, mas será que isso é realmente verdade ou apenas mais um dos mitos que são passados de geração para geração? Nesse artigo, iremos te contar tudo a respeito desse assunto que você precisa saber! Então, não deixe de conferir esse post.

Sempre ouvimos falar que dormir com os fios úmidos faz mal, mas você sabe exatamente o motivo? É o que você vai aprender nesse artigo.

Assim como todo mundo falar que dormir com o cabelo molhado faz mal, as maiores divas do Brasil também já estão cansadas de saber que, para obter madeixas muito mais saudáveis, é indispensável o uso do BeautVip Hair. Afinal de contas, a sua composição é focada na reposição de nutrientes essenciais a saúde capilar, deixando-os resistentes, brilhosos, hidratados e nutridos.

Porém, ainda que se utilize um produto tão eficiente quanto o BeautVip Hair, alguns cuidados são fundamentais para deixar os fios sempre bonitos e saudáveis. Por isso, nesse artigo, iremos explicar mais a respeito se dormir com o cabelo molhado realmente faz mal. Confira!

Dormir com o cabelo molhado faz mal?

Essa é uma afirmação que ouvimos praticamente a vida inteira, mas que em algum momento possamos nos questionar se realmente é verdade ou apenas mais um mito que é transladado entre gerações. Apesar de haver muitas informações que são erroneamente repassadas durante os séculos, essa não é uma delas.

Já existe um consenso entre todos os especialistas como cabeleireiros, médicos e dermatologistas afirmando que dormir com o cabelo molhado realmente faz mal. Então, se você tem esse costume, é interessante fazer de tudo para evitar, a fim de prezar pela saúde dos seus fios.

Por que dormir com o cabelo molhado faz mal?

Para as mais curiosas, não basta apenas afirmar que faz mal dormir com o cabelo molhado, é necessário explicar os motivos para isso. E a resposta para esse questionamento é extremamente simples.

O nosso cabelo tem praticamente um “miniecossistema” próprio, e o couro cabeludo tem uma temperatura ideal, que geralmente é bem quentinho. Então, quando deitamos o cabelo molhado no travesseiro, criamos praticamente uma estufa no couro cabeludo, altamente vulnerável a proliferação de fungos e bactérias.

E é partir daí que surge os problemas reais. É através dessas bactérias e fungos que podem se proliferar que algumas doenças que causam queda de cabelo podem surgir, por exemplo. Então, o problema é muito mais sério do que algumas pessoas pensam.

Quais os riscos de dormir com o cabelo molhado?

Como explicamos acima, dormir com o cabelo molhado pode ovacionar na procriação e proliferação de fungos e bactérias que detonam os nossos fios. Os riscos vão além de um simples resfriado. Nos próximos tópicos, abordaremos alguns problemas capilares que podem ser desenvolvidos devido ao hábito de dormir com o cabelo úmido.

Prejudica o couro cabeludo

Como já salientado anteriormente, o nosso couro cabeludo tem um ecossistema próprio e, qualquer atitude ou ação que desregule o “padrão”, imbui em alguns problemas. E é por isso que se afirma que dormir com o cabelo úmido prejudica o couro cabeludo, porque desregula o andamento normal.

Quando nos deitamos com o cabelo úmido, estamos favorecendo o ambiente perfeito para proliferação de bactérias que necessitam exatamente de calor e umidade. Fora isso, esse hábito favorece a descamação do couro cabeludo.

Favorece a queda capilar

Logicamente que se esse hábito for esporádico, o cabelo não irá cair. Agora, se tornarmos disso um hábito e realizarmos com certa frequência, o couro cabeludo pode desenvolver dermatite seborreica.

Como consequência, o couro cabeludo ficará ainda mais prejudicado e os nossos fios não terão um “solo fértil” para que possam ser nutridos e, consequentemente, crescer. Então, além de favorecer a queda capilar, dormir com o cabelo úmido prejudica também o crescimento saudável.

Favorece o desenvolvimento da caspa

Certamente você já deve ter ouvido falar dos seus pais ou avós que dormir com o cabelo molhado traz caspa. Tanto que muita gente evita lavar os cabelos à noite exatamente por esse motivo. E, novamente, essa não é uma falácia.

Se você já tem caspa, dormir com o cabelo molhado pode piorar a situação. E, se você não tem, saiba que esse hábito favorece o desenvolvimento.

Qualquer tipo de caspa, seja ela seca ou oleosa, pode se beneficiar quando dormimos com o cabelo úmido. Então, se você já sofre com o problema de caspa, e não quer agravar o quadro, evite dormir com o cabelo molhado.

Sair da versão mobile