Ícone do site BeautVip

Curvaturas de cabelo: conheça mais sobre o assunto

Hoje você descobrirá os diversos tipos de curvaturas existentes.

Hoje iremos te mostrar a variedade de curvaturas de cabelo existentes, junto com as suas semelhanças e diferenças, além de algumas curiosidades sobre o tema. Uma curiosidade sobre as curvaturas de cabelo é que muitas pessoas possuem um ou mais tipos de curvaturas. A maioria das pessoas nem pensam e sabem que isso pode acontecer, porem isso é mais normal que você pode imaginar.

Saber mais sobre as curvaturas de cabelo, além de fazer com que você saiba se identificar, também irá ajudar para que cuide do seu cabelo da forma mais adequada. Quer aprender mais sobre o assunto? Então é só continuar nesse artigo!

99,9% das pessoas possuem um ou mais tipos de curvaturas em seu cabelo e apenas uma pequena minoria possui apenas um tipo. Essa porcentagem aumenta quando o cabelo é cacheado ou crespo, por poder apresentar fios com várias texturas. Se você nunca teve a curiosidade em saber qual é o principal tipo do seu cabelo, deixa com a gente que iremos te ajudar nessa. Você também descobrirá os tratamentos necessários para cuidar do seu cabelo.

E o BeautVip Hair pode te ajudar a manter a saúde dos seus cachos. Com sua eficácia comprovada ele auxilia no crescimento e no fortalecimento, além de trazer ainda mais vida a suas madeixas.

Tipos de curvaturas de cabelo

Começando pelos cabelos lisos, ou chamados também de tipo 1 na tabela capilar. Eles são divididos em três grupos: A, B e C, indo do mais liso ao menos liso. Já o tipo 2 possui como referência os cabelos ondulados, seguindo uma ordem do 2A ao 2C.

O 2A são os cabelos com a raiz mais lisa. Já os cabelos do tipo 2B possui ondulações com um volume baixo, e por último o 3C, tendo um volume maior na raiz e com os cachos mais abertos.

Chegamos nos cabelos mais saudáveis organicamente. Os cabelos de tipo 3ABC e 4ABC. Mas com isso precisa-se de um cuidado maior na reposição de vitaminas, para que o aspecto permaneça sadio. É necessário e indispensável conhecer o seu cabelo, ter em mente e respeitar o seu tipo de curvatura para fazer a hidratação própria e adequada, visando a saúde do mesmo.

Muita gente acha que cabelo cacheado e crespo são a mesma coisa, mas não são. Cada um possui uma característica e, como consequência, cada um exige um certo tipo de cuidado.

Os cabelos de tipo 3ABC são os cabelos cacheados, com um volume maior e cachos mais definidos. Os cabelos cacheados e crespos são os mais ressecados e os que mais precisam de tratamento. E não podemos esquecer da carência de vitaminas e nutrientes, este detalhe não os torna menos importante comparado aos outros da tabela.

Voltando na explicação do tipo 3ABC, iremos explicar um por um. O 3C começa por ser o mais volumoso, com muito frizz e super definido, lembrando um pouco o cabelo do tipo A4, que iremos explicar daqui a pouco. Já o 3B se diferencia dos outros por ter os cachos mais definidos e um volume maior na raiz do cabelo. Não menos importante do que os outros, temos por último, o 3A. Ele é o mais liso na raiz comparado aos demais e se diferencia por ter os cachos mais abertos.

O tratamento necessário, visando o melhor cuidado e a melhor saúde para o seu cabelo deste mesmo tipo é a nutrição feita semanalmente. Não podemos esquecer da hidratação que é mega importante nesse tipo de cabelo, já que ela é a principal combatente da opacidade e do excesso de frizz.

Por último e não menos importante, temos os cabelos do tipo 4ABC, ou seja, os cabelos crespos, que por ter os cachos mais fechados comparado aos anteriores. Eles são os mais ressecados da tabela, isso ocorre por que os nutrientes não conseguem chegar até as pontas dos fios.

Os três tipos são ressecados, mas eles possuem diferenças entre si, que são elas as seguintes: o 4A possui os cachos espirais e pequenos. O 4B possui bastante frizz e os cachos menores ainda. Já por último temos o 4C, que por sinal é o mais ressecado e frizado e com cachos minúsculos. Sendo assim o mais necessitado de tratamento pela carência dos nutrientes.

O tratamento e cuidado necessário não foge muito do usual, usa-se o óleo vegetal, tanto nas máscaras nutritivas, quanto na umectação capilar. Este tipo de tratamento deve ser feito semanalmente, priorizando a saúde do cabelo, tendo o 4C o mais necessitado na tabela das curvaturas de cabelo.

Curvaturas na transição capilar

Agora iremos explicar a variedade de curvaturas de cabelo na transição capilar. Esta transição basicamente consiste na diminuição de química presente no cabelo, visando na melhor saúde possível do cabelo e na eliminação das químicas. isso faz com que o cabelo “respire” novamente.

Um acontecimento comum da transição capilar é o aparecimento de várias curvaturas de cabelo diferentes durante o processo, isso se deve ao fato da presença de resíduos de químicas que ainda estão nos fios. Durante o processo da transição capilar, é normal a presença de Scab Hair, que consiste basicamente nos fios naturais, mas que ainda apresentam danos por causa dos resíduos químicos.

É de total importância a presença frequente dos tratamentos e da hidratação durante o processo de transição e da aceitação do cabelo crespo, visando no fortalecimento e na restauração dos danos na fibra capilar. Após a transição capilar, os cabelos naturais finalmente são predominantes, mas isso não elimina a possibilidade da presença de vários tipos de curvaturas de cabelos existentes.

Com isso, fique atenta ao tipo de cabelo predominante existente, visando os cuidados necessários, mas nunca se esqueça que os demais tipos também são importantes e fundamentais na saúde do seu cabelo.

Sair da versão mobile