Ícone do site BeautVip

Como escolher a melhor escova de cabelo?

Para manter os cabelos sempre saudáveis, é fundamental aplicar diversas dicas e técnicas de cuidado. Tanto que não é à toa que diversas mulheres aplicam receitas de hidratação nos fios. No entanto, é bom manter certas atenções acerca da escova de cabelo que você utiliza. Será que ela é a mais apropriada para as suas madeixas? Essa e outras informações você conferirá nesse artigo. Confira.

Saber escolher a escova de cabelo adequada para o seu tipo de cabelo é fundamental para garantir fios mais saudáveis. Quer aprender mais sobre os tipos de escova existentes? Então confira esse artigo.

Com intuito de manter o cabelo sempre hidratado, muitas mulheres recorrem ao BeautVip Hair, já que a sua composição garante fios nutridos, selados, brilhosos e muito mais resistentes. Porém, ainda que o BeautVip Hair tenha eficácia comprovada, é importante manter alguns outros cuidados capilares.

Inclusive, muitas mulheres nem sequer sabem que o tipo de escova de cabelo pode influenciar diretamente os fios, seja negativamente ou positivamente. Portanto, você tem que saber como escolher a melhor escova de cabelo de acordo com as suas características capilares. Essas e outras informações você conferirá nos próximos tópicos.

Por que é importante escolher com cuidado a escova de cabelo?

A escova de cabelo é um utensílio que se utiliza praticamente todos os dias. E se você tem cuidado em escolher sua máscara de hidratação, nutrição, shampoo, condicionador etc., por que não ter os mesmos critérios quando se fala de escova de cabelo?

Afinal, estamos falando de um utensílio que está em contato com os nossos fios quase que diariamente. E, se todos os dias você está utilizando a escova errada, a longo prazo os danos podem ser bem significativos, não é verdade?

Sendo assim, escolher com cuidado a escova de cabelo é uma das maneiras fundamentais de garantir que os seus fios ficarão saudáveis e fortes. Inclusive, há alguns riscos que as suas madeixas podem estar suscetíveis caso você escolha a escova inadequada.

Quais os riscos de escolher a escova de cabelo inadequada?

Uma escova de cabelo inadequada pode influenciar no visual e aspecto negativo dos fios. Não é raro encontrar mulheres que sentem que, mesmo depois da escovar as madeixas, elas ficam um tanto “esvoaçadas”.

Então, um dos problemas de escolher a escova de cabelo errada é justamente sentir que os fios não ficam alinhados. Fora isso, a escova inadequada pode quebrar e deixar os fios menos resistentes.

Se você sente que o seu cabelo cai muito após a escovação, até pode ser que os seus fios estejam fracos, porém, a escovação com o utensílio inadequado pode potencializar o problema.

No entanto, além de saber qual escova escolher, é fundamental que você saiba a maneira correta de escovar o cabelo. Afinal de contas, se você realiza esse procedimento da forma errada, torna-se muito mais propenso de o seu cabelo cair, ficar fraco ou mesmo com aspecto esvoaçado.

Como escolher a escova de cabelo adequada?

Para saber como escolher a escova de cabelo mais adequada, é fundamental conhecer os tipos existentes e sabe qual a finalidade de cada uma delas. E para facilitar esse processo, nos tópicos abaixo iremos elencar alguns tipos de escova e suas respectivas funcionalidades. Confira.

Escova redonda com haste oca

Esse é o tipo de escova de cabelo ideal para mulheres que tem os fios muito longos, visto que a sua estrutura retém o calor do secador, facilitando na hora de modelar e secar. Ademais, a escova redonda é ótima para escovar franjas longas sem desajeitá-las.

Escova redonda grande

A escova redonda grande é aquela que possui mais de 10cm de diâmetro. Elas são ideais para escovar os cabelos crespos e cacheados, que geralmente demandam mais cuidado e precisão, justamente para não desmanchar os cachos nem quebrar o cabelo.

Fora isso, a escova redonda grande também pode ser utilizada por mulheres que tem os fios longos. Afinal, devido ao seu tamanho, o processo de escovação dos fios torna-se muito mais rápido.

Escova redonda pequena

A escova redonda pequena é ideal para alisar as franjas. Fora isso, ela também pode ser indicada para dar volume aos cabelos finos além de ser possível modelar o cabelo com essa mesma escova.

Trata-se de uma escova mais recomendada para cabelos curtos e médios. A dica primordial ao utilizar é escovar com o jato do secador posicionado de baixo para cima, vista que facilita na hora da modelagem.

Escova raquete

Essa é uma das escovas mais conhecidas e, ao mesmo tempo, a que as pessoas mais utilizam de forma inadequada. A escova de cabelo raquete, por possuir cerdas mais flexíveis, torna o desembaraçamento mais fácil e acessível para os diferentes tipos de cabelos.

Ele desata até mesmo os nós mais agressivos e sem quebrar as madeixas. Apesar de tudo, esse tipo de escova é mais indicado para os cabelos longos e volumosos, haja vista que desembaraça sem armar os fios e ainda os deixa macio.

Escova para finalização

Assim como existe produtos capilares para finalizar o cabelo, por que não pode existir uma escova para esse mesmo propósito? A escova para finalização tem por intuito deixar os fios mais arrumados e controlando o frizz.

Sabe aquele coque com a raiz bem penteada? Então, ela é adquirida por intermédio desse tipo de escova. Fora isso, o famoso baby hair pode ser feito com essa escova de madeira feita de cerdas naturais.

Escova para desembaraçar

Assim como o próprio nome sugestiona, essa escova serve explicitamente para desembaraçar os fios, sem quebrá-los. Esse tipo de escova é bastante democrática, haja vista que pode ser utilizado por todos os tipos de cabelo.

Muitas mulheres acreditam que é possível desembaraçar os fios com qualquer escova. No entanto, para evitar a quebra capilar, é fundamental utilizar a escova de cabelo adequada.

Fora isso, devido ao seu tamanho, é extremamente prático e confortável levar a qualquer lugar, haja vista que cabe na sua bolsa, por exemplo. Ademais, a escova para desembaraçar pode ser usada tanto nos fios secos quanto molhados.

Escova para cabelo com extensão

Assim como é preciso ter certos cuidados especiais com os cabelos cacheados, se você utiliza alguma extensão capilar, é fundamental ter outros tipos de recomendações. Então, se você tem aplique, dê preferência por escova de cabelo com cerdas arredondadas.

Devido a forma arredondada, acaba eliminando o risco de quebrar as suas extensões. Fora isso, essa é uma escova que também serve para pentear e desembaraçar o cabelo com maior facilidade.

Escova de penteado

Ainda que essa escova de cabelo seja parecida com a raquete, elas se diferenciam devido ao seu formato ovalado. Ela é uma ótima opção para dar um toque final, visto que deixa as madeixas mais brilhantes e macias.

Como o próprio nome sugestiona, ela é ideal para pentear os fios, visto que a sua estrutura facilita esse processo. Fora isso, ela também pode ser usada por quem quer desembaraçar os fios, uma vez que evita a queda do cabelo.

Sair da versão mobile