Ícone do site BeautVip

Colorimetria capilar: Oque é? O que estuda?

Você já parou pra pensar, em como o (a) seu (a) seu cabelereiro (a) consegue sempre acertar o tom de tinta o tonalizante, ideal para o seu cabelo? Pois bem, toda essa assertividade não é mera coincidência, palpite ou suposição, pois existem técnicas por trás disso. Uma delas, é a chamada Colorimetria capilar, que ajuda o (a) seu (a) cabelereiro (a) a atingir o tom correto de pigmento, para deixar o se cabelo sempre deslumbrante.  

Mas sabe quem mais desenvolveu técnicas para manter o seu cabelo sempre belo? É isso mesmo, a BeautVip Hair, que sempre se preocupou com a saúde e a beleza da mulher brasileira. Com sua cápsula multivitamínica, chamada BeautVip Hair, ela é capaz de manter os seus cabelos sempre saudáveis, para passarem por procedimentos como a descoloração ou tingimento. 

Mas enfim, hoje estamos aqui para esclarecer, sobre o que é Colorimetria capilar, e também como ela é utilizada nos salões de beleza. Por isso continue aí ligadinha com a gente. 

Oque é Colorimetria capilar? 

Vamos falar um pouco mais a respeito dessa especialização.

Como dito na introdução deste artigo, a Colorimetria capilar é a principal ferramenta de um (a) cabelereiro (a) na hora de tingir os cabelos de alguém. No entanto, a grande maioria deles não seguem essa técnica, e por isso acabam com resultados, muitas das veze indesejados, como desbotamento ou variações de cor.  

A Colorimetria capilar é o estudo de todos os parâmetros que envolvem as modificações químicas, na mistura de cores de pigmentos, na altura dos tons, neutralização de cores e fundo de clareamento.  O (a) profissional que especialista em Colorimetria capilar, é capaz de identificar os tons naturais de pigmento, que irão contrastar com outros tons. 

Você já ouviu falar em neutralização de cores? Não? Pois bem, é comprovado, que cada cor possui a sua cor inversa, que caso sejam unidas, são capazes de anular uma das outras. A Colorimetria capilar é muito importante, para que se obtenha resultados dignos de um salão profissional, pois ao se escolher o tom certo de tinta e/ou tonalizante, o profissional é capaz de obter os resultados esperados pela clientela.  

Quais são as vantagens da Colorimetria capilar: 

Agora que você aprendeu um pouco mais, sobre o que é colorimetria capilar, vamos falar um pouco mais sobre as vantagens adquiridas tanto pelo profissional que fará o tingimento dos cabelo, tanto para a cliente que espera sempre os melhores resultados.  

Economiza produtos: 

Tudo bem que algumas gotinhas de tinta ou outros produtos despedicidados não fazem tanta diferença. Agora quando essa perda é em grandes volumes, ou no acúmulo de pequenas quantidades que pouco a pouco vão ficando maiores (principalmente quando se calcula a quantidade procedimentos feitos durante um dia inteiro, ou uma semana), o prejuízo também se torna maior. 

Pois saiba que a Colorimetria capilar é capaz de fazer com que você cabelereiro (a), economize alguns cobres, pois será possível calcular a exta quantidade de produtos para se tingir os cabelos, e até mesmo utilizar as sobras para fazer novas cores e utilizar nas madeixas das suas clientes. Esse valor economizado pode até mesmo ser repassado para as clientes, ou simplesmente utlizado como um aumento na sua margem de lucros.  

Deixa os cabelos mais bonitos e saudáveis:  

Muitas das vezes, após o tingimento dos cabelos, serão necessários alguns retoques, feito com produtos químicos. Isso acontece por que o (a) profissional responsável pelo tingimento, tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o que é Colorimetria capilar. Com essa técnica, é possível chegar ao tom perfeito de coloração, sempre precisar de muitos retoques, que acabam causando danos à fibra capilar.  

Dá mais credibilidade para o (a) cabelereiro (a): 

Ao se especializar em Colorimetria capilar, o (a) cabelereiro (a) mostra muito mais confiança para as suas clientes, já que ele (a) entende a maneira correta de se chegar no tom de cabelos desejado por elas. É também uma ótima forma de se conseguir diversas referências no mercado.  

O que estuda a Colorimetria capilar? 

O que um profissional irá aprender com um curso de colorimetria?

A pessoa que decidir se especializar na colorimetria, se submeterá a um estudo um pouco mais aprofundado sobre as cores primárias, secundárias e terciárias. As cores neutras também, não ficam de fora, já que elas são super importantes para um bom tingimento de cabelos.  

Você já percebeu que as tintas de cabelo possuem números? Isso acontece devido aos tons que cada cor pode atingir. Por exemplo, uma tinta de número 1, diz respeito a um preto azulado. Agora uma tinta de cor 2, corresponde a um preto comum.  

Mas esse número não é o único importante, já que após o ponto, os números indicam os reflexos. Por exemplo, se o número 2 está após o ponto, isso significa que aquela tintura possui um reflexo irisado. Essa parte foi resumida de uma maneira muito simplicista, e por isso, saiba que a colorimetria capilar é uma área muito ampla.

Enfim, esperamos que você tenha gostado de todo o nosso conteúdo. Continue nos acompanhando para estar sempre por dentro do mundo da beleza feminina. 

Sair da versão mobile