Chá de pitanga saiba os benefícios e para que serve

A pitanga é uma fruta que têm muitos nutrientes como vitaminas A, B e C. Além disso, tem cálcio, fósforo e ferro. Bem como, o chá de pitanga é feito da sua folha.

Para que serve o chá de pitanga?

O chá de pitanga ajuda a tratar diarreia, regular a pressão arterial, melhora a qualidade do sono, reforçar a saúde do intestino, além de prestar mais energia e disposição.

Propriedades da medicinais da folha da pitangueira

O chá da pitanga é feito pela folha da pintagueira. Bem como, a pitanga também presta benefícios por meio do consumo do suco da fruta e do uso do óleo essencial da folha.

Na mesma pitangueira pode nascer frutos das cores: verde, amarelo, laranja e vermelho-intenso.

A pitanga não é encontrada em redes de mercados porque ela estraga durante o transporte ficando muito mole. Contudo, pode se encontrar pés de pitanga no brasil a fora.

As folhas de pitangueira já eram usadas pelos índios guarani contra diarreia, má digestão e tônico estimulante.

  50 frases de motivação no trabalho

O seu chá é indicado em casos de depressão, pressão arterial descontrolada (sendo ela baixa ou alta), agitação e tristeza profunda.

chá da folha de pitanga
chá da folha de pitanga

Benefícios do chá de pitanga

Pode ser usado para tratar diarreia. Contudo, nesses casos a indicação é tomar (30 ml) de chá de pitanga após a evacuação por no máximo dez vezes ao dia.

  • Protege contra doenças cardiovasculares
  • Combate a artrite
  • Melhora a saúde dos olhos e da pele
  • Combate problemas respiratórios
  • Remove fungos e bactérias.
  • Ajuda a emagrecer
  • Diminui o inchaço
  • Fortalece o sistema imune
  • Auxilia no combate ao câncer.

Chá da folha de pitanga

Esse chá deve ser feito com as folhas da pitanga para ajudar a combater a diarreia.

Você precisará de:

  • 2 colheres de sopa de folhas frescas de pitanga;
  • 1 L de água fervente.

Como fazer?

Primeiramente é preciso ferver a água e logo após adicionar as folhas da pitanga, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Depois disso, coar e beber até 3 xícaras por dia.

Suco de pitanga

O suco de pitanga é uma excelente opção para quem quer emagrecer, pois tem poucas calorias e tem ação diurética, além de possuir qualidades medicinais.

De acordo com um estudo, o suco de pitanga (da fruta) é composto por duas substâncias que têm importante atuação contra inflamações na gengiva. Ao ingerir o suco da pitanga podem ajudar a prevenir doenças periodontais relacionadas a inflamação por bactérias.

  45 Frases para currículo de apresentação

Para fazer o suco você vai precisar de:

  • Meia xícara de pitangas frescas;
  • 100 mL de água gelada;
  • 1 colher de chá de mel.

Modo de preparo:

Antes de tudo, em um pote lavar as pitangas e retirar os talinhos, depois adicionar ao liquidificador com a semente e a água gelada. Bater até que a semente solte da polpa. Coar, adicionar o mel e servir com gelo.

Óleo essencial da folha da pitanga

O óleo essencial extraído da folha da pitanga possui propriedades medicinais antioxidantes, antibacterianas e antifúngicas.

Sendo assim, o óleo essencial de folha da pitanga apresenta atividade antimicrobiana contra duas importantes bactérias patogênicas e contra dois fungos das espécies Candida.

Para que servem os óleos essenciais?

Os óleos essenciais trazem benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia. Além disso, podem acalmar, estimular, conservar alimentos, cicatrizar, desinfetar e até atuar como inseticida, repelente e agente de limpeza natural, só é preciso ficar atento às propriedades de cada tipo de óleo essencial.

Os óleos essenciais são conseguidos por meio de técnicas de retirada, como prensagem a frio e diferentes tipos de destilação. Os terpenos são compostos orgânicos voláteis presentes nos óleos essenciais, podem ser tirados das folhas, raízes, sementes, frutos, flores e dos troncos de plantas.

  65 biografias para Instagram Tumblr melhores frases

Desse modo, os terpenos podem reagir com outras substâncias ou com eles mesmos e originar outros compostos químicos, como o mentol, cânfora, vitamina A, limoneno. Além destas substâncias, os terpenos são também altamente reativos com outros compostos presentes na atmosfera, como ozônio, nitrato, e hidróxidos.

Curiosidade do óleo de pitanga

Tipicamente brasileiro, o óleo essencial de pitanga é retirado principalmente das folhas da pitangueira, mas parte dele também é retirada dos galhos da planta, dando à essência um aroma cítrico e amadeirado.

Além disso, ele atua fortalecendo autoconfiança, amor-próprio e bom senso. Ainda assim, o óleo essencial de Pitanga tem uma ação anti-inflamatória significativa, ajudando na regeneração e rejuvenescimento da pele e também é antioxidante e anti-idade.

A Pitanga também vem causando interesse da indústria da farmácia com tentativas na busca de substâncias com vários efeitos.

Neste post falamos sobre para que serve o chá de pitanga, os benefícios dele e como fazer chá e o suco dessa fruta.