A pitanga é uma fruta que têm muitos nutrientes como vitaminas A, B e C. Além disso, tem cálcio, fósforo e ferro. Bem como, o chá de pitanga é feito da sua folha.
Para que serve o chá de pitanga?
O chá de pitanga ajuda a tratar diarreia, regular a pressão arterial, melhora a qualidade do sono, reforçar a saúde do intestino, além de prestar mais energia e disposição.
Propriedades da medicinais da folha da pitangueira
O chá da pitanga é feito pela folha da pintagueira. Bem como, a pitanga também presta benefícios por meio do consumo do suco da fruta e do uso do óleo essencial da folha.
Na mesma pitangueira pode nascer frutos das cores: verde, amarelo, laranja e vermelho-intenso.
A pitanga não é encontrada em redes de mercados porque ela estraga durante o transporte ficando muito mole. Contudo, pode se encontrar pés de pitanga no brasil a fora.
As folhas de pitangueira já eram usadas pelos índios guarani contra diarreia, má digestão e tônico estimulante.
O seu chá é indicado em casos de depressão, pressão arterial descontrolada (sendo ela baixa ou alta), agitação e tristeza profunda.
Benefícios do chá de pitanga
Pode ser usado para tratar diarreia. Contudo, nesses casos a indicação é tomar (30 ml) de chá de pitanga após a evacuação por no máximo dez vezes ao dia.
- Protege contra doenças cardiovasculares
- Combate a artrite
- Melhora a saúde dos olhos e da pele
- Combate problemas respiratórios
- Remove fungos e bactérias.
- Ajuda a emagrecer
- Diminui o inchaço
- Fortalece o sistema imune
- Auxilia no combate ao câncer.
Chá da folha de pitanga
Esse chá deve ser feito com as folhas da pitanga para ajudar a combater a diarreia.
Você precisará de:
- 2 colheres de sopa de folhas frescas de pitanga;
- 1 L de água fervente.
Como fazer?
Primeiramente é preciso ferver a água e logo após adicionar as folhas da pitanga, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Depois disso, coar e beber até 3 xícaras por dia.
Suco de pitanga
O suco de pitanga é uma excelente opção para quem quer emagrecer, pois tem poucas calorias e tem ação diurética, além de possuir qualidades medicinais.
De acordo com um estudo, o suco de pitanga (da fruta) é composto por duas substâncias que têm importante atuação contra inflamações na gengiva. Ao ingerir o suco da pitanga podem ajudar a prevenir doenças periodontais relacionadas a inflamação por bactérias.
Para fazer o suco você vai precisar de:
- Meia xícara de pitangas frescas;
- 100 mL de água gelada;
- 1 colher de chá de mel.
Modo de preparo:
Antes de tudo, em um pote lavar as pitangas e retirar os talinhos, depois adicionar ao liquidificador com a semente e a água gelada. Bater até que a semente solte da polpa. Coar, adicionar o mel e servir com gelo.
Óleo essencial da folha da pitanga
O óleo essencial extraído da folha da pitanga possui propriedades medicinais antioxidantes, antibacterianas e antifúngicas.
Sendo assim, o óleo essencial de folha da pitanga apresenta atividade antimicrobiana contra duas importantes bactérias patogênicas e contra dois fungos das espécies Candida.
Para que servem os óleos essenciais?
Os óleos essenciais trazem benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia. Além disso, podem acalmar, estimular, conservar alimentos, cicatrizar, desinfetar e até atuar como inseticida, repelente e agente de limpeza natural, só é preciso ficar atento às propriedades de cada tipo de óleo essencial.
Os óleos essenciais são conseguidos por meio de técnicas de retirada, como prensagem a frio e diferentes tipos de destilação. Os terpenos são compostos orgânicos voláteis presentes nos óleos essenciais, podem ser tirados das folhas, raízes, sementes, frutos, flores e dos troncos de plantas.
Desse modo, os terpenos podem reagir com outras substâncias ou com eles mesmos e originar outros compostos químicos, como o mentol, cânfora, vitamina A, limoneno. Além destas substâncias, os terpenos são também altamente reativos com outros compostos presentes na atmosfera, como ozônio, nitrato, e hidróxidos.
Curiosidade do óleo de pitanga
Tipicamente brasileiro, o óleo essencial de pitanga é retirado principalmente das folhas da pitangueira, mas parte dele também é retirada dos galhos da planta, dando à essência um aroma cítrico e amadeirado.
Além disso, ele atua fortalecendo autoconfiança, amor-próprio e bom senso. Ainda assim, o óleo essencial de Pitanga tem uma ação anti-inflamatória significativa, ajudando na regeneração e rejuvenescimento da pele e também é antioxidante e anti-idade.
A Pitanga também vem causando interesse da indústria da farmácia com tentativas na busca de substâncias com vários efeitos.
Neste post falamos sobre para que serve o chá de pitanga, os benefícios dele e como fazer chá e o suco dessa fruta.