Ícone do site BeautVip

Chá de erva doce: conheça outras formas de usar e os benefícios da erva doce

Chá de erva doce: conheça os benefícios

O chá de erva doce é bastante conhecido e consumido nas casas do povo brasileiro. Geralmente usada para chás e temperos. Se perguntados sobre a finalidade dessa erva, a reposta comum é que ela é boa para gases, má digesta, e dores de cabeça, mas poucos conhecem o verdadeiro poder dessa sementinha.

Podendo ser usada para com várias finalidades, a o chá de erva doce, ou o óleo de erva doce é bastante usado no mundo da estética e cuidados com a pele. Um outro produto que traz resultados tão bons quanto a erva doce é o BeautVip, esse que traz os cuidados com a sua pele como você precisa e merece.

A erva doce é conhecida também como anis-verde, pimpinela-branca e anis. Esta é uma planta medicinal de flores brancas e frutos secos que contem apenas uma semente com sabor adocicado e aroma marcante. É popularmente usada para gastrite, inchaço abdominal, má digestão, gases e dor de cabeça, devido as várias propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antidispéptica.

Essa planta também é usada em produtos cosméticos e de perfumaria. Pode ser encontrada como óleos e extrato seco, sendo encontrado em mercados, farmácias de manipulação, feiras livres, loja de produtos naturais e outros.

Para que serve?

Para que serve o chá? entenda

Por ter a capacidade de reduzi efeitos de fermentação de alimentos no organismo, como a produção de gases, o chá de erva doce pode ser usada para aliviar desconfortos no intestino. Também pode ser indicada para reduzir níveis de açúcar no sangue e ondas de calor que saotmais comuns durante a menopausa.

Tem também, propriedades antifúngicas antimicrobiano, antiviral, antioxidante, anticonvulsivante e antiespasmódica. Ainda é repelente de insetos e pode ser usada para evitar a proliferação do Aedes aegypti (mosquito da dengue).

Benefícios do chá de erva doce

Benefícios e propriedades do chá

Atua como antioxidante

Oferece efeito benéfico ao organismo no combate a radicais livres que oxidam as células, assim, colaborando no controle do envelhecimento precoce e surgimento de doença causadas por células danificadas, como o câncer

Combate fungos

O combate de fungos promovido pelo chá, para tratar problemas internos ou externos é possível, juntamente com tratamento médico.

Tratamento de úlceras

É muito eficiente como reforço do tratamento. Porém deve-se permanecer atento a possíveis efeitos colaterais quando consumido juntamente a outro tipo de medicação.

Antidiabético

Mostra melhor efeito quando se usa o extrato das sementes. Mas com o chá de erva doce, ainda é possível obter respostas positivas, pois a planta tem a capacidade de inibir em 94% a ação de enzimas que provocam o aumento das taxas de glicose no sangue.

Bactericida

As bactérias que atacam o organismo podem provocar diversas reações, conforme o tipo. Mas o chá da erva-doce tem uma excelente ação no impedimento do desenvolvimento de bactérias que atacam o intestino, a pele e os pulmões.

Combate a cólicas

As cólicas intestinais, uterinas, estomacais e dores de bexiga podem ser controladas com o chá da erva-doce porque ele tem uma ação relaxante sobre os músculos desses órgãos, que causam dor quando se contraem.

Analgésico

Se procura evitar remédios para dor com a aspirina, uma boa opção para substitui-los é tomando um chá de erva-doce. Mas só tome se não estiver fazendo uso de medicação que altere funções cognitivas, ou o efeito do remédio poderá sofrer alterações.

Alívio de asma e bronquite

Quem sofre com problemas respiratórios pode experimentar o chá da erva-doce como tratamento para aliviar os sintomas de asma e bronquite. Mas de preferência, para um efeito mais acentuado, deve-se utilizar o extrato das sementes.

Combate a doenças infecciosas

Em infecções causadas por vírus o chá de erva-doce também pode ajudar, mas como parte do tratamento. Seu efeito tende a ser melhor em doenças simples, como gripe e resfriado, do que ataque de vírus em casos mais graves. A consulta ao médico é indispensável.

Como usar a erva doce

Chá

Coloque 1 colher de chá de erva doce seca em 1 xícara de água fervida e tampe. Deixe descansar por 5 minutos, coe e está pronto para beber.Também pode ser usada em receita de bolos e biscoitos.

Óleo essencial

O óleo de erva doce é grande aliado das mulheres, por age como regulados na produção de hormônio femininos, regulando o ciclo menstrual , aliviando dores e cólicas decorrentes do período. Para as lactantes, estimula a produção do leite.

Auxilia nas cólicas menstruais e estomacais e é indicado para a pré-menopausa e menopausa. Pode ser usado em massagens e banhos, pois destaca as costas e ajuda na melhora de dores lombares.

É uma erva relaxante e calmante, alivia o estresse que se projeta no baixo-ventre, região onde esse óleo é mais ativo. Traz benefícios para o sistema respiratório embora mas está ligado a problemas nervosos do sistema, como asma e dispneia nervosa. Alivia os sintomas e melhora o estado do sistema nervoso. Existem vários outros óleos excelentes para a saúde, como o óleo de linhaça, com benefícios maravilhosos.

Sair da versão mobile