Ícone do site BeautVip

Chá de camomila: Saiba seus benefícios e se faz mal para o coração

benefícios do chá de camomila

benefícios do chá de camomila

Antes de mais nada, quem nunca tomou um pouco de chá de camomila antes de dormir para ajudar no sono ao longo da noite? Pensando nisso, preparamos esse post para você.

A princípio, podemos dizer que a camomila é uma erva consumida desde a antiguidade por possuir substâncias com funções ansiolíticas, calmantes, indutoras do sono, que auxiliam na condução de uma rotina de relaxamento e melhoria da qualidade do sono. 

Do mesmo modo, trata-se de uma planta herbácea que se assemelha à margarida e possui aroma adocicado, entre seus componentes nutricionais estão o cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco, além disso, vitaminas B1, B2, B9, A, D, E e K. 

Benefícios do chá de camomila: saiba para
que serve.

O chá de camomila é muito utilizado para combater a má digestão e melhorar problemas gástricos, além disso, pode ser usado para acalmar e reduzir a ansiedade, já que essa planta é rica em diversos compostos bioativos com propriedades calmantes.

Contudo isso, seu chá é derivado das folhas e flores e geralmente é feito após o processo de secagem desses elementos. 

Você pode encontrar a versão à granel ou em saquinhos para infusão vendidos principalmente em supermercados.

Os principais benefícios do chá de camomila:

chá de camomila
  1. Melhorar o sono 
    A camomila possui propriedades calmantes e relaxantes, já que possui algumas substâncias, que atuam principalmente em receptores do cérebro e promove efeito tranquilizante e sedativo. 
  2. Aliviar problemas estomacais 
    A camomila possui propriedades digestivas e anti-inflamatórias que ajudam a tratar problemas gastrointestinais como cólicas abdominais, náuseas, tonturas, gases, diarreia e mal estar estomacal, além disso ajuda a eliminar gases, acalmar o estômago e relaxar os músculos envolvidos com a movimentação dos alimentos através do intestino. 
  3. Prevenir alguns tipos de câncer 
    Graças à sua propriedade antioxidante e anti-inflamatória, o consumo regular de camomila poderia prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, principalmente o de próstata, por exemplo. Além disso, alguns estudos científicos indicam que a camomila é capaz de inibir o crescimento tumoral graças à presença de apigenina, um dos compostos
    bioativos dessa planta medicinal, a qual induz a morte de células cancerígenas. 
  4. Cuidar da saúde do coração 
    O chá de camomila é rico em flavonoides, compostos bioativos que, de acordo com alguns estudos científicos, diminuem a mortalidade associada com doenças coronarianas e o risco de sofrer infarto. Além disso, os flavonoides também têm sido relacionados com uma diminuição da pressão arterial, do colesterol LDL e dos triglicerídeos, diminuindo, assim, o risco de sofrer problemas cardiovasculares. 
  5. Auxiliar no tratamento da ansiedade e depressão 
    Alguns estudos científicos indicam que o chá de camomila poderia ajudar a tratar o transtorno da ansiedade generalizada, bem como a depressão, estresse e hiperatividade graças à sua propriedade calmante e aos seus compostos bioativos. 

chá de camomila serve para quê?

  1. Aliviar as cólicas menstruais 
    O chá de camomila possui propriedades analgésicas, antiespasmódicas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar as cólicas menstruais, assim como a melhorar os sintomas da síndrome pré-menstrual, incluindo o humor, uma vez que seus compostos bioativos ajudam a modular as ações da dopamina e serotonina, reduzindo o impacto dos sintomas depressivos. 
  2. Ajuda no tratamento de feridas e inflamações 
    Alguns estudos científicos demonstraram que o chá de camomila pode favorecer a cicatrização da pele, permitindo que a ferida seque e promovendo a regeneração da pele, além de evitar o crescimento bacteriano. Além disso, essa planta natural também ajuda a melhorar doenças inflamatórias, principalmente relacionadas com o trato gastrointestinal e a
    pele. 
  3. Promove a saúde da pele 
    O chá de camomila é ótimo para a pele, pois ajuda a acalmar e a remover as suas impurezas. Além disso, essa planta exerce um efeito anti-inflamatório, sendo útil principalmente no combate a alergias, dermatite, queimadura
    pelo sol, erupções, feridas ou eczema.

Esse chá faz mal para o coração?

O chá de camomila é considerado uma bebida segura para a maioria das pessoas. No entanto, alguns grupos devem evitar o consumo, principalmente sem indicação ou liberação médica. Esse chá não deve ser usada como substituto de tratamentos médicos convencionais.

Contudo, o chá de camomila não faz mal para o coração. Quem estiver tomando algum medicamento, deve perguntar ao médico quais são as possíveis interações com o chá e qual quantidade é recomendada para cada caso. Por isso, veja abaixo detalhes das contraindicações e riscos para a saúde.

Alérgicos
Em alguns casos, a camomila está contaminada com pólen de outras plantas, o que pode provocar uma reação alérgica. Portanto, quem for alérgico a plantas como ambrósia, margaridas e crisântemos pode ter alguma reação ao consumir seu chá. Nesse sentido, os cremes para a pele com a substância podem causar eczema alérgico e irritar os olhos.
Bebês
Mesmo que seja raro, o chá de camomila, assim como o mel e alguns outros produtos naturais, pode estar contaminado com esporos de botulismo, sendo que os bebês podem ter dificuldade de lutar contra essa infecção.

Grávidas ou lactantes
Por conta da falta de estudos sobre a sua segurança em longo prazo, o chá de camomila não é recomendado para mulheres grávidas ou que ainda estejam amamentando seus bebês. Nesses casos, é fundamental conversar com um médico sobre quais chás oferecem riscos. No entanto, o ideal é beber até quatro xícaras do chá por dia. Até porque os efeitos do uso de camomila a longo prazo e em quantidades excessivas não são conhecidos.

Como tomar chá de camomila?

O consumo mais comum do chá de camomila é por meio do preparo in natura. Nesse caso, basta misturar uma colher de chá da erva desidratada em 200 ml de água quente. Deixe em infusão por cinco minutos, coe e consuma logo em seguida. Você também pode adicionar outras ervas e frutas à bebida. Para potencializar o efeito relaxante, inclua folhas de maracujá no preparo. Outra dica é incluir sumo de limão no chá e beber pela manhã. Essa é uma boa opção para os dias mais frios, já que a vitamina C, encontrada também no limão, ajuda a prevenir gripes, resfriados, entre outras doenças típicas de inverno.

Desse modo, concluo esse post e digo que com essas informações, você já pode preparar seu chá de camomila da
maneira como desejar.

Sair da versão mobile