Ícone do site BeautVip

Cauterização capilar: prós e contras do tratamento para os cabelos

Os procedimentos de tratamentos para o cabelo estão sempre mudando e evoluindo, pois as pessoas estão cada vez mais exigentes quanto a isso. A busca por meios eficientes para tratar os fios só aumentam, pois, quem não quer ter um cabelo lindo, não é mesmo? A cauterização capilar é um destes tratamentos que estão sendo muito procurados ultimamente e que promete revitalizar o cabelo. Vou te mostrar mais sobre o assunto agora. Vem ver.

Mas antes, eu tenho uma dica que vale a interrupção do assunto, viu!? E essa dica também vai revitalizar seus cabelos, fortalecendo os fios, prevenindo e reduzindo a queda, diminuindo muito a quebra, acelerando o crescimento e dando mais vida e brilho as fios. Bateu aquela curiosidade, né!? Eu disse que valia a interrupção. O produto no qual eu estou falando é o BeautVip Hair, e eu te garanto que ele vai ser seu maior e melhor companheiro naqueles dias que o cabelo está pedindo socorro.

Agora você esta pensando que não tem como ficar melhor? Pois tem! As capsulas ainda contribuem com unhas e pele fortes, saudáveis e lindas. Ainda é um produto totalmente natural, ou seja, todo mundo pode tomar e pelo tempo que achar necessário. Mas só uma capsula por dia, entre o café da manhã e o almoço, por que não pode exagerar também, né. Então, depois dessa dica incrível, voltemos a cauterização capilar.

Cauterização capilar

A cauterização no cabelo é um tratamento que repõe uma proteína muito importante ao cabelo, esta se chama queratina. Essa substância tem a função de proteger e dar resistência a algumas estruturas do nosso corpo, principalmente o cabelo. Desta forma, ele pode reconstruir os capilares, restaurar as fibras e a elasticidade dos cabelos e ajudar aqueles com os cabelos mais danificados.

O objetivo da cauterização no cabelo é tratar os cabelos severamente danificados. Principalmente após tratamentos químicos como escovas progressivas, luz e tinturas. Cabelo com muitas pontas duplas também é importante. Isso porque esse tipo de processo pode bagunçar as várias camadas do cabelo, danificando sua estrutura, e é justamente essa parte do fio que está sendo queimada.

Cauterização alisa os cabelos?

A cauterização capilar é feita em cabelos porosos e ressecados

Este tratamento visa apenas repor a queratina e tratar os cabelos, mas não tem efeito alisante. Devido ao aquecimento dos fios, pode ser que ocorra um alisamento térmico, mas ainda assim, não é algo que acontece em todos os cabelos.

1. A cauterização no cabelo começa com o uso de um produto que vai abrir a epiderme de linhas finas, geralmente um xampu de limpeza profunda (antiresíduos) e, em seguida, queratina líquida.

2. Após o aproveitamento do produto seque os fios com secador, sendo necessário selar a superfície do fio metálico. Com uma chapinha (aquecida a 90 graus Celsius) para evitar a perda de nutrientes durante a lavagem.

3. De acordo com a técnica utilizada pelos profissionais, as pranchas de madeira podem ser utilizadas para cabelos secos ou molhados.

4. Em seguida, retire o excesso do produto e hidrate os cabelos.

Sessões de cauterização capilar

O numero de sessões de cauterização no cabelo pode mudar dependendo da condição do cabelo. Geralmente, o intervalo entre cada processo varia de 30 a 45 dias, variando de acordo com a condição e saúde do fio. Portanto, esta operação deve ser feita por um cabeleireiro de confiança, e nunca em casa ou em local não confiável.

A queima minimiza problemas nas camadas do fio, mas os danos de outros agentes podem ser complementados pela hidratação. Logo, um procedimento não pode descartar outro procedimento, e é melhor continuar a repor a água regularmente em casa ou no salão após a queima.

Se o couro cabeludo estiver ferido ou tiver qualquer doença, isso não deve ser feito. Tudo sobre o procedimento, depende também do produto usado.  O uso de qualquer cosmético deve seguir as especificações do Serviço Nacional de Inspeção Sanitária (Anvisa) e ser liberado separadamente para cada produto.

O ideal é realizar este processo com um profissional de confiança, pois o excesso de queratina vai dificultar muito, mesmo que haja danos evidentes. Além disso, alguns profissionais podem cometer erros ao fazer chapinhas. Esses dispositivos podem atingir temperaturas de 230 graus Celsius. Enquanto o cabelo pode suportar até 200 graus Celsius. Ou seja, esse tratamento é inútil. Você pode esperar cabelos mais brilhantes e menos porosos e cabelos mais macios e saudáveis.

Como é feita a cauterização no cabelo

O procedimento pode ser realizado de formas diferentes, dependendo do produto e do profissional mas, geralmente, as etapas são as mesmas e inclui:

O processo seguinte pode ser diferente de acordo com a marca do produto utilizado, sendo que, as vezes, pode ser recomendada uma lavagem no cabelo para retirar o excesso de produto que foi usado ou também pode ser indicado que permaneça com o produto no cabelo durante algumas horas ou até alguns dias.

Além do procedimento profissional, também pode ser feita a cauterização capilar caseira, que é feita quase da mesma maneira, porém em uma versão mais fácil e econômica que também faz uso do secador e chapinha em casa até que os fios fiquem bem alinhados. No entanto, para ser feita técnica caseira, é bom que um profissional experiente faça a avaliação do cabelo para saber quais são as necessidades das madeixas antes mesmo do procedimento.

Cuidados depois da cauterização capilar

Após a realização da cauterização no cabelo, alguns cuidados precisam ser feitos para ajudar a manter o efeito, tais como: evitar xampus de limpeza profunda ou antiresíduos e reduzir a quantidade de lavagens do cabelo, isso porque o uso de shampoos ou a lavagem frequente dos fios pode fazer com que o efeito promovido pela queratina passe mais rapidamente, assim, sendo necessária a repetição do processo em um intervalo de tempo menor.

Também é recomendado que o cabelo seja hidratado semanalmente com produtos adequados para o tipo e as condições do seu cabelo, para que, assim, os efeitos da cauterização no cabelo sejam prolongados e garantidos e proteger contra fatores externos. Além disso, também é recomendado que, por alguns meses, não seja realizado nenhum outro procedimento nas madeixas para que o cabelo possa se recuperar totalmente.

Aliada da cauterização capilar

Embora tenham aparência semelhante, a hidratação capilar ajuda a reconstruir outras estruturas capilares, o que difere da estrutura capilar tratada com eletrocauterização. Pois o método de hidratação capilar pode recuperar os lipídios que hidratam a estrutura externa do cabelo.

A importância dos cuidados antes e depois

Ainda que seja um procedimento com objetivo de ajudar a saúde do cabelo, ainda é um processo químico, portanto, requer atenção e cuidados recorrentes. A hidratação com frequência dos nossos fios, é algo muito necessário, independentemente do que vamos fazer ou já fizemos nele. Tratar os fios corretamente, além de deixa-los mais saudáveis, ainda permite que fiquem mais bonitos e sedosos, do jeitinho que gostamos, né?

Busque por máscaras de tratamento de boa qualidade e que sejam especificas para o seu tipo de cabelo (lembre-se de levar os tratamentos químicos em conta, pois eles mudam a estrutura dos fios). Faça a parte de hidratação uma vez por semana e se possível, se adapte ao cronograma capilar para ter cabelos ainda mais fortes.

No cronograma, temos a divisão de hidratação, nutrição e reconstrução. Portanto, na etapa de nutrição, use e abuse de óleos vegetais e busque produtos que são específicos para essa parte do cronograma. Faça umectações pelo menos uma vez ao mês, mas lembre-se de lavar bem os fios depois e passar protetores térmicos para evitar que os fios queimem com modeladores térmicos ou até mesmo com a temperatura do dia a dia.

Na etapa da reconstrução capilar, você pode usar receitas caseiras juntamente de um creme para reconstrução e restauração do cabelo. Não faça esta etapa mais de uma vez por mês, pois ela pode deixar os fios muito rígidos, levando a quebra dos mesmos.

Para te ajudar na saúde do cabelo, use suplementos vitamínicos. Nessa parte, BeautVip é a melhor escolha, já que cuida das suas madeixas na medida certa, permitindo que os fios cresçam de maneira saudável, fortes, cheios de brilho e maciez, quebrando e caindo menos. E para melhorar as coisas, ainda te permite ter uma pele firme, pois fortalece as fibras, melhorando a elasticidade, assim, dando uma aparência mais jovem e linda. Com certeza será um aliado para a sua vida.

Sair da versão mobile