Umectação com óleo de rícino: Conheça os Benefícios

Uma das formas de conquistar aquele cabelo dos sonhos, é apostar na umectação com óleo de rícino. Afinal, as propriedades contidas nesse óleo vegetal são extremamente benéficas para os nossos fios. Quer saber mais sobre esse assunto? Então confira esse artigo.

Umectação com óleo de rícino
O óleo de rícino é um ótimo aliado para mulheres que querem consquistar um cabelo mais saudável. E, hoje, você irá aprender como fazer uma umectação com esse tão adorado óleo!

Se você quer que o seu cabelo cresça 6x mais rápido, uma ótima dica é fazer uso do suplemento vitamínico BeautVip Hair. Afinal, além de conseguir o cabelo no comprimento desejado, ele ainda promove maior hidratação, maior brilho e volume.

Mas, uma ótima aliada para o processo de crescimento e nutrição dos seus fios, é a umectação com óleo de rícino. E nesse artigo, você irá conferir todos os benefícios desse óleo para o cabelo e como aplicar. Confira.

O que é umectação?

A umectação é um tratamento capilar natural, visto que ele é sempre com base em algum óleo vegetal. Esse tratamento tende a nutrir e hidratar os fios. É extremamente recomendado para quem quer um cabelo fortalecido, resistente e brilhoso.

Fora isso, a umectação tem por objetivo repor a oleosidade necessária e recuperar as madeixas danificadas por tratamentos químicos, por exemplo. A umectação pode ser feita com qualquer óleo vegetal, e cada um deles promete um resultado diferente.

No caso do rícino, além de toda nutrição e garantir a reposição da oleosidade necessária, ele ainda tem propriedades que auxiliam no crescimento capilar. Tanto que é extremamente comum ver meninas receitando alguma hidratação com óleo de rícino.

Quem tem cabelo oleoso pode usar óleo de rícino?

Se você já tem o cabelo naturalmente oleoso, é possível que se questione se você pode fazer umectação com óleo de rícino. A realidade é que você pode sim, desde que tenha certos cuidados especiais.

Como o seu cabelo tende a ser mais oleoso, ao fazer a umectação com óleo de rícino, jamais aplique o produto diretamente no couro cabeludo, apenas do comprimento as pontas, que geralmente são as áreas mais ressecadas.

Ademais, também é importante saber identificar qual é o estado do seu cabelo. Se você nota que os seus fios estão recebendo a oleosidade natural de forma uniforme, evite passar. No entanto, caso note que as pontas estão ressecadas, procure fazer umectação com óleo de rícino apenas nas pontas.

Quais os benefícios do óleo de rícino?

Dentre todos os óleos que podem ser utilizados para essa nutrição, o óleo de rícino é o mais queridinho entre as mulheres. E não é difícil entender o porquê, afinal, devido aos seus diversos benefícios, é normal que ele seja o preferido. Dentre os benefícios, podemos citar:

  • Ajuda a melhorar o aspecto dos fios secos e opacos;
  • Atua no fortalecimento das madeixas;
  • Combate a queda capilar;
  • Contribui para evitar a manifestação da caspa;
  • Reduz eventuais coceiras relativas à seborreia;
  • Ajuda no combate a queda e a quebra dos fios;
  • Favorece a circulação no couro cabeludo, o que ajuda no crescimento forte e saudável dos cabelos;
  • Contém vitamina E e minerais;
  • Tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatória;
  • Nutre profundamente os fios, deixando-os mais sedosos e encorpados.

Como fazer umectação com óleo de rícino

Para aproveitar todas as propriedades do rícino, é fundamental que você faça o processo da maneira correta. Portanto, siga o nosso passo a passo para garantir que os seus fios receberão todo o poder que o rícino proporciona.

  1. Com o cabelo seco, divida-o em mechas;
  2. Coloque um pouco de óleo de rícino nas pontas dos dedos e massageie o seu couro cabeludo;
  3. Depois da massagem, com o cabelo já dividido, é só aplicar nos fios;
  4. Coloque uma touca térmica a fim de potencializar os resultados;
  5. Você pode deixar agir por uma hora ou deixar agindo enquanto dorme;
  6. Caso deixe agir enquanto dorme, ao acordar logo pela manhã, é só enxaguar os seus fios e finalizar como de costume.

Lembre-se que, se os seus fios já forem oleosos, ao fazer a aplicação, evite passar o produto no couro cabeludo. Fora isso, mantenha certo cuidado com a quantidade que você aplica no seu cabelo, pois se você exagerar, irá dificultar para retirar na lavagem.

Como fazer umectação com óleo de rícino
O óleo de rícino é extremamente democrático e pode ser utilizado por todas! No entanto, é preciso se atentar a alguns cuidados.

Fora isso, se você tem o cabelo crespo ou cacheado, saiba que o óleo é facilmente absorvido, e você pode ter a falsa sensação de que passou pouco óleo. Mas tome cuidado, aplicar uma vez em cada mecha já pode ser o suficiente.