Pontas espigadas como resolver

É preciso ter bastante cuidado com as nossas madeixas para evitar complicações e garantir que elas estejam sempre saudáveis. Diante disso, é possível que você se pergunte: “como tratar pontas espigadas?”. Isso e muito mais você irá aprender nesse artigo, confira.

Como resolver pontas espigadas
Suas pontas estão com aspecto espigado? Então aprenda a como resolver essa caracterísica dos seus cabelos.

Dentre os diversos tratamentos capilares que existe, certamente um dos que mais se destacam são as cápsulas da BeautVip Hair, que fazem você ter um cabelo mais brilhoso, macio, hidratado e forte. Porém, além de cuidar do seu cabelo, é preciso manter certa atenção às pontas capilares.

Portanto, se você está se perguntando como resolver pontas espigadas, basta acompanhar esse artigo até o final que iremos lhe dar dicas práticas para que você pare de sofrer com esse problema. Confira.

O que são pontas espigadas?

Antes de saber como resolver pontas espigadas, é importante que ao menos você saiba o que é. Afinal de contas, se você não souber como identificar, será difícil saber como tratar pontas espigadas. As pontas espigadas são quando os fios têm um características avoada.

As pontas espigadas acontecem por um processo natural do nosso organismo, onde ocorre um enfraquecimento da camada natural. Pontas do cabelo espigadas, podem surgir por diversos fatores, mas um dos principais é o excesso do uso de chapinha, secador e babyliss. Esses ferramentas de calor, são as grandes aliadas da mulher, mas mesmo assim, podem gerar diversos danos aos cabelos.

O cabelo que está enfraquecido, começa a se dividir em dois, formando assim o que é conhecido como cabelo com pontas espigadas ou pontas duplas.

Você sente que as suas pontas são rebeldes ou que, em comparação com o restante do seu cabelo, as pontas são desalinhadas? Se sim, esses são um dos indícios que você tem as pontas espigadas. Mas calma, existe soluções bastante práticas para isso.

  Sabonete de glicerina é bom para o rosto?

Por que as pontas ficam espigadas?

Isso acontece porque as pontas dos cabelos são as que mais ficam expostas às agressões externas do dia a dia, por exemplo. Fora isso, as pontas tendem a receber menos da oleosidade do couro cabeludo, fazendo que com elas sejam ainda mais danificadas.

Fora isso, como nem todas as mulheres cuidam da maneira correta dessa parte dos fios, é normal haver incidência dessa característica. Sendo assim, umas das formas de evitar as pontas duplas e pontas espigadas é exatamente o cuidado correto.

O que causa o cabelo espigado?

Uma das formas de saber como resolver pontas espigadas é exatamente compreendendo o que causa essa característica. Sendo assim, mudando determinados hábitos você já consegue melhorar a aparência dos seus fios.

Como dito logo acima, o  uso frequente de aparelhos de altas temperaturas, como secadores, modeladores e chapinhas são os principais responsáveis para se obter o cabelo espigado. Mas fora isso, as agressões externas também podem contribuir para isso.

Cortes desapropriados para o tipo de cabelo, principalmente aqueles onde se utiliza instrumentos que fragilizam as pontas, também contribuem para o cabelo espigado. Fora tudo isso, utilizar em demasia produtos químicos, como os de styling, coloração e alisamento, também ajudam nas pontas espigadas.

A falta de cuidado essenciais, como a hidratação, a nutrição e a umectação, também são uma das grandes causadoras do cabelo com pontas espigadas. Uma cabelo hidratado e nutrido corretamente, é capaz de evitar que problemas como as pontas do cabelo espigadas aconteçam. Isso por que as vitaminas e minerais presentes em ambos os processos, é capaz de fortificar a camada natural dos fios.

Portanto, para resolver pontas espigadas, a primeira coisa que você deve fazer é mudar esses hábitos. Existe outras formas para se conseguir pontas saudáveis novamente, e isso você irá conferir no tópico seguinte.

Como tratar pontas espigadas?

Além de mudar alguns hábitos, como os que foram descritos acima, há outras dicas práticas que certamente fará com que você pare de sofrer com pontas espigadas. Elencamos tudo logo abaixo.

Umectação nas pontas

É muito comum ouvir falar de umectação noturna, mas geralmente esse tratamento se refere a aplicação em todo o cabelo. É inegável afirmar que o cabelo pode ficar muito mais saudável e nutrido através dessa prática, mas que tal focarmos nas pontas dessa vez?

  Fazer crescer o cabelo: Veja como

Umecte não somente as pontas do cabelo espigadas, mas todas as pontas,  e deixe agir por mais ou menos uma hora. Isso com certamente irá fazer com que as suas pontas se restaurem e fiquem muito mais saudáveis, eliminando o aspecto espigado.

Penteie o seu cabelo corretamente

Independente da sua textura capilar, é bom que você aprenda a pentear o seu cabelo da maneira correta. Você deve começar a pentear o cabelo sempre pelas pontas, e nunca direto na raiz, e o motivo é bem simples.

Quando você começa pela raiz, além de contribuir para que o seu cabelo quebre e embarace com mais facilidade, o cabelo tende a ficar “acumulando” e, quando chega nas pontas, fica mais propenso a ficar espigado.

Use produtos específicos

Assim como existe cosméticos destinados para determinadas texturas capilares, também há produtos que foram desenvolvidos especialmente para a saúde das suas pontas. Portanto, se você quer saber como resolver pontas espigadas, passe a utilizar os produtos corretos.

Em sua maioria, os produtos para as pontas são ou em formatos de óleo, ou com uma base bem concentrada em óleo vegetal, pois é disso que as pontas precisam para ficarem saudáveis.

 

Como tratar pontas espigadas com hidratação caseira?

O corte bordado, é um corte de cabelo conhecido por eliminar as pontas duplas. E é sobre ele que o youtuber Abner Matias fala no vídeo!

A hidratação é um dos passos mais importantes dos cuidados periódicos com o cabelo. Isso por que um cabelo hidratado, é um cabelo mais sedoso e saudável. Fazer uma boa hidratação, é uma ótima forma de como tratar pontas espigadas, já que elas geralmente surgem devido ao ressecamento dos fios. Então, se liga ai nas nossas receitinhas, que irão te livrar de vez das pontas do cabelo espigadas.

1ª receita caseira para acabar com pontas do cabelo espigadas:

Para fazer essa nossa super receitinha, utilizaremos apenas ingredientes que toda mulher tem em casa, como o mel e óleo vegetal. Então continua aí ligadinha com a gente:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de mel (ou melado);
  • 1 gema;
  • 1 colher de chá de máscara para cabelo;
  • 2 gotas de óleo de alecrim (ou gerânio);
  • 5 gotas de óleo de coco (pode ser de abacate ou de jojoba se preferir).
Modo de preparo e aplicação:

Tudo o que você precisa fazer, é colocar todos os ingredientes em um recipiente, e mexer bem com uma colher de plástico, até obter uma mistura homogênea. Depois, lave os cabelos apenas com shampoo, e retire um pouquinho da umidade (não seque o cabelo completamente!), e aplique a nossa misturinha somente nas pontas. Depois de cerca de 20 minutos, tudo o que você precisa fazer é enxaguar o cabelo, e finalizar com o condicionador de sua preferência. Com essa hidratação, as pontas do cabelo espigadas não terão mais nenhuma chance!

  Como fazer alongamento de unha caseiro: aprenda

2ª receita para acabar com pontas do cabelo espigadas:

Para a nossa segunda receitinha, iremos utilizar 3 ingredientes com uma ação de hidratação intensa, e que são super fáceis de se encontrar em qualquer mercado ou farmácia. Para aprendê-la, é só se ligar no passo a passo:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem;
  • 1 colher de sopa generosa de óleo de coco;
  • Soro fisiológico (A quantidade irá depender do tamanho do seu cabelo.
Modo de preparo e aplicação:

Tudo o que você precisa fazer, é umedecer os cabelos com o soro fisiológico, aplicando diretamente nos fios, ou utilizando um borrifador para facilitar o processo. Logo depois, misture o óleo de coco e o azeite em um recipiente, e caso ache necessário, dobre a quantidade de ambos os ingredientes. Se o seu óleo de coco estiver sólido, basta esquentá-lo levemente no micro-ondas.

Passe a nossa misturinha nas pontas do cabelo, e se preferir, coloque uma touca para dar uma turbinada nos resultados. Você pode removê-la após 5 minutos de aplicação, mas se preferir, pode dormir com ela no cabelo (mas com a touca para não fazer lambança não é?). Essa receita de hidratação, é uma das melhores formas de como tratar pontas espigadas, pois apesar de o soro fisiológico não se misturar com os óleos, eles formam um trio perfeito nos seus fios.

Extra: como fazer uma umectação para tratar cabelo com pontas espigadas?

A umectação é um processo bastante simples, mas que muitas das vezes é deixado de lado. Pois saiba que ela é uma ótima forma de como como tratar pontas espigadas!

Uma umectação é um processo bem simples. Nela você pode utilizar diversos tipos de óleos essenciais, mas dessa vez iremos te recomendar o uso do famosos óleo de argan, que irá te ajudar a tratar o cabelo com pontas espigadas. Tudo o que você precisa fazer, é lavar o cabelo com shampoo, e retirar o excesso de umidade com uma toalha de algodão. Depois, basta passar o óleo de argan em todo o cabelo, mas evitando a raiz. Se preferir, você pode enxaguar o cabelo após 20 minutos, ou fazer esse processo durante a noite, colocar uma touca e dormir com a umectação, lavando o cabelo logo ao acordar.

Enfim, esperamos que o nosso conteúdo sobre como tratar cabelo com pontas espigadas tenha te ajudado de alguma forma. Obrigado pelo apoio de sempre, e até a próxima!