O que é DHT e por que causa queda de cabelo?

Se você tem notado uma constante queda de cabelo, pode ser importante você saber um pouco mais acerca da dihidrotestosterona dht. Afinal, muita gente não sabe que esse hormônio pode contribuir significativamente para a queda capilar e o desenvolvimento da calvície.

Por que dihidrotestosterona causa queda de cabelo
Você sabe o que é dihidrotestosterona (DTH)? Sabia que ela é responsável pela queda de cabelo? Isso e muito mais você irá aprender nesse artigo.

Muitas mulheres, quando notam que os seus cabelos estão fracos, quebradiços e perdendo bastante cabelo, procuram por algum tratamento que interrompa esse processo. Diante disso, muitas optam por tomar cápsulas vitamínicas como a da BeautVip Hair, que auxilia no desenvolvimento de fios saudáveis e diminui em 97% a queda do cabelo.

No entanto, ainda que você faça uso desse tratamento capilar, é importante saber o que é a dihidrotestosterona, pois esse pode ser o motivo dos seus cabelos estarem caindo. Nesse artigo, iremos falar mais a respeito desse hormônio.

O que é Dihidrotestosterona?

Apesar do nome difícil e incomum, é importantíssimo saber do que se trata esse hormônio, pois ele pode ser uma das causas da queda capilar. Resumidamente, o DHT é um hormônio andrógeno, uma espécie de hormônio sexual masculino, mas que também pode ser encontrado em mulheres.

Os hormônios dihidrotestosterona (DHT) são responsáveis pelas características biológicas dos pelos corporais e, portanto, é um dos grandes motivadores da queda capilar. A DHT contribui para o desenvolvimento da alopecia androgenética, já que causa a miniaturização dos folículos capilares.

  Tons de loiro natural: saiba mais sobre para escolher o tom ideal para você

Como o Dihidrotestosterona age no cabelo?

O dihidrotestosterona se conecta aos receptores de andrógenos nos folículos capilares. Dessa forma, faz com os folículos pilosos se encolham. Consequentemente, acaba afetando o estágio do crescimento capilar, diminuindo o seu comprimento.

E o pior é que o DHT ainda faz com que o período natural de descanso do ciclo capilar seja estendido. Ou seja, além de quebrar o cabelo, diminuindo o comprimento dos fios, o dihidrotestosterona contribui para a lentidão do crescimento das madeixas.

E em estados mais graves, quando não é tratado da maneira correta ou a tempo, a fase do descanso capilar começa a ser cada vez mais longa, chegando ao ponto de que nenhum cabelo cresça além da linha do couro cabeludo.

Sendo assim, é possível afirmar que o DHT é um dos principais responsáveis pela calvície. E, quando chega no seu estágio avançado, muita gente recorre ao microagulhamento para tratar a calvície.

Como o Dihidrotestosterona age no cabelo feminino?

Como falamos que o dihidrotestosterona (DHT) é um hormônio masculino, é possível que você se pergunte como ele pode afetar as mulheres. O que muitas meninas não sabem é que, ainda que em quantidade menores, o corpo feminino também tem hormônios masculinos.

  Tipos de cabelo liso: saiba mais sobre eles

E, quando a queda do cabelo feminino está associado à dihidrotestosterona, geralmente é porque ocorreu algum tipo de desequilíbrio hormonal ou uma sensibilidade aumentada ao DHT. É interessante saber também que, nas mulheres, o DHT pode agir de forma diferente.

Geralmente, a queda de cabelo devido ao hormônio dihidrotestosterona resulta em afinamento dos fios, em vez do recuo da linha do cabelo que ocorre nos homens. Fora isso, você poda notar uma parte do cabelo mais dilatada ou um rabo de cavalo mais fino.

Como bloquear o DTH?

Se ao passar em um médico especializado, ele constatar que a sua queda capilar é devido aos hormônios dihidrotestosterona, certamente ele irá lhe receitar alguns bloqueadores de DHT. Nos tópicos seguintes, iremos falar mais a respeito de cada um deles.

Como bloquear o DHT com Minoxidil

O Minoxidil é um medicamento extremamente conhecido e popularizado, principalmente entre os homens que querem obter barba. No entanto, o Minoxidil é um dos bloqueadores de DHT, e certamente ele pode te ajudar nesse processo.

Trata-se de um líquido ou espuma sem nenhuma prescrição, e deve ser aplicado geralmente duas vezes ao dia. Por ser um vasodilatador periférico, o medicamento auxilia a dilatar e afrouxar os vasos, aumentando o fluxo sanguíneo.

No entanto, é bom ressaltar que, em alguns dos casos, caso você pare de utilizar o Minoxidil depois de obter o resultado desejado, poderá ocorrer a reincidência da queda capilar. Portanto, para queda devido ao DHT, use o Minoxidil apenas se o médico lhe receitar.

O Minoxidil é um produto amplamente conhecido pelos homens que querem ganhar barba. No entanto, é possível bloquear o DHT com esse produto.

Como bloquear o DHT com LEDterapia

Também chamada de fotobiomodulação ou Terapia Laser de Baixa Intensidade (LLLT), é um dos bloqueadores de DHT porque a emissão constante da luz LED vermelha reduz a inflamação e ainda aumenta o fluxo sanguíneo para os folículos capilares.

  Detox capilar: o que é, como fazer e quais os benefícios?

Esse é um tratamento que foi aprovado pela Food and Drug Administration, portanto, ele pode funcionar para bloquear o DHT. Ademais, esse tratamento é feito na forma de bonés, capacetes ou tiaras com uma iluminação apropriada, e deve ser aplicado diariamente por alguns minutos.

Como bloquear o DHT com Finasterida

Esse é um bloqueador de DHT que possui evidências científicas e, na grande maioria dos casos, esse é o tratamento que o especialista irá lhe recomendar. Inclusive, até mesmo o Trump utiliza o Finasterida para calvície.

A Finasterida é um bloqueador de DHT que diminui a enzima que converte a testosterona em DHT. Ou seja, quer dizer que reduz exponencialmente a conversão do hormônio responsável pela queda capilar, diminuindo efetivamente os níveis de dihidrotestosterona no corpo.

Porém, como estamos falando de um hormônio importante para as operações reprodutivas do corpo, a falta dele pode ocasionar em alguns efeitos colaterais graves, como a perca da libido. Portanto, apenas utilize esse remédio quando prescrito por um médico.