Como engrossar o cabelo? Aprenda algumas receitas!

Existe muitas questões sobre como engrossar o cabelo, muitas mulheres afirmam que essa é uma característica puramente genética, o qual não se pode mudar. Já outras mulheres dizem que conseguiram um cabelo mais grosso e cheio aplicando alguns produtos capilares, mas será que isso realmente funciona? É o que você irá conferir hoje!

Como engrossar o cabelo
Tem as madeixas finas, mas quer mudar essa característica? Então confira algumas dicas práticas de como engrossar o cabelo!

Cabelos fartos e cheios de vida é o desejo de muitas mulheres, e aquelas que possuem um cabelo muito ralo, geralmente opta pela utilização de cápsulas vitamínicas como a da BeautVip Hair, que além de dar volume a aumentar a massa capilar, proporciona madeixas mais macias e brilhosas.

Mas a realidade é que, aliado as cápsulas que ajudam a dar volume aos fios, existe outras técnicas e receitas caseiras sobre como engrossar o cabelo, e iremos te ensinar tudo sobre esse assunto com esse artigo.

Como saber se eu tenho cabelo fino?

Primeiro de tudo, você precisa saber identificar qual o seu tipo de cabelo, já que muitas mulheres nem sequer tem noção de que possuem um cabelo mais voltado para o fino. O conceito comum – e errôneo – que muitas pessoas têm para cabelo fino, é aquele que é ralo e possui algumas falhas.

Mas não é bem assim. Pode acontecer de você possuir um cabelo fino, mas ele não ser ralo e nem apresentar falhas, por exemplo. Na realidade, a principal característica de um cabelo fino é aquele que se rompe com extrema facilidade ao ser esticado.

Obviamente que esse tipo de cabelo pode apresentar outras particularidades, como por exemplo ser mais frágil e ralo, mas não é uma obrigação. Inclusive, de acordo com alguns hairstylists, há um teste bem prático, feito em casa, para identificar a densidade dos fios.

Com um elástico, tente prender o seu cabelo em um rabo de cavalo. Se você conseguir prender o cabelo com apenas uma volta, o cabelo tende a ser grosso. Se for necessário duas ou três voltas, o seu cabelo tem uma densidade média. Agora, caso você precise dar mais de três voltas, é sinal de que o seu cabelo é fino.

Como engrossar o cabelo?

Agora que você já sabe como identificar a densidade dos fios, é mais fácil de compreender como engrossar o cabelo. Afinal, se você tem uma densidade mais voltada para o médio, os métodos não precisam ser tão mais intensos. Logo abaixo você irá encontrar algumas formas para conquistar esse resultado nas suas madeixas.

Aposte em reconstrução capilar

Não tem jeito, se você está procurando saber como engrossar o cabelo, essa é uma dica que irá aparecer em qualquer lugar. E isso acontece porque a reconstrução, como o próprio nome sugestiona, é responsável por repor massa e todos os nutrientes que foram perdidos, literalmente os reconstruindo.

Vale ressaltar que a reconstrução pode ser feita em qualquer textura de cabelo, seja liso, ondulado, crespo ou cacheado. Recomenda-se fazer esse procedimento a cada 15 dias para os fios muito danificados e uma vez por mês para os cabelos com densidade média.

Invista em hidratação

Seja hidratação caseira ou seja máscara de hidratação, se você quer saber como engrossar o cabelo, essa dica deve ser sua aliada. Esse processo é responsável por repor a água que os cabelos perdem ao longo do tempo, fazendo com que os fios fiquem ainda mais saudáveis e brilhosos.

O recomendado é que você faça hidratação ao menos uma vez por semana. Inclusive, além de a hidratação encorpar visualmente o seu cabelo, essa é uma das formas de tratar cabelos ralos. Ou seja, com esse procedimento, você resolve dois problemas em um só.

Umectação noturna

Não são todas as mulheres que estão familiarizadas com esse termo, mas fato é que, se você está querendo saber como engrossar o cabelo, eventualmente irá passar por essa informação. Afinal, os nutrientes absorvidos pelos fios durante a umectação são capazes de encorpar as fibras capilares e deixá-los mais cheios.

Umectação noturna para engrossar o cabelo
O que você acha de tratar as suas madeixas e engrossar o seu cabelo enquanto dorme? Então comece a fazer umectação noturna!

A umectação noturna consiste em simplesmente aplicar um óleo no comprimento e deixar o produto agir enquanto você está dormindo. No dia seguinte, ao acordar, é só lavar os cabelos com shampoo e massagear bem o couro cabeludo a fim de que não reste nenhum resíduo de produto.

Alimente-se melhor

Dentre diversas outras coisas, o nosso cabelo é um reflexo da nossa alimentação. Se comemos comidas muito gordurosas e processadas, isso irá respaldar nos nossos fios. Agora, quando nossa alimentação leva como base algumas vitaminas e minerais, por exemplo, o resultado é completamente diferente.

E o que muitas mulheres não sabem é que o que a gente come pode ajudar a engrossar o cabelo. Sendo assim, comece a ingerir alimentos com biotina, pois esse composto faz com que as madeixas fiquem mais espessas. Essa vitamina pode ser encontrada na gema do ovo, peixes, brócolis, batata, leite e espinafre, por exemplo.

Receitas caseiras que ajudam a engrossar o cabelo

Fora as dicas passadas anteriormente, é interessante saber que há algumas receitas para engrossar o cabelo, e o melhor de tudo é que você pode fazer com ingredientes que você tem em casa.

Como engrossar o cabelo com gelatina

Gelatina é um ingrediente extremamente comum e fácil de ser encontrado, e muita gente nem sequer sabe que esse produto pode ajudar a conquistar um cabelo mais encorpado. Para isso, você só precisar:

  1. Colocar duas colheres de sopa de gelatina em pó incolor e sem sabor dentro do shampoo da sua preferência;
  2. Chacoalhar o frasco para misturar bem;
  3. Aplicar nos cabelos massageando o couro cabeludo;
  4. Enxaguar e aplicar o condicionador.

Ao fazer essa receita, lembre-se que o shampoo de gelatina não pode ser utilizado sempre. O ideal é fazer dele no máximo 3 vezes por semana, intercalando com outro shampoo.

Como engrossar o cabelo com Maizena

Não é nenhuma novidade a Maizena estar sendo citada como um produto benéfico para o cabelo, afinal, o que não falta é receita caseira que utilizam esse ingrediente. No entanto, para fazer o seu cabelo engrossar com Maizena o que você deve fazer é:

  1. Primeiro lave os cabelos normalmente com um shampoo da sua escolha;
  2. Misture duas colheres de sopa de Maizena em um copo de água (200ml);
  3. Leve ao fogo médio e mecha até ficar com uma consistência pastosa;
  4. Assim que a mistura esfriar, adicione uma colher da sua máscara capilar;
  5. Com o cabelo ainda úmido, aplique em todo comprimento e deixe agir por 30 minutos;
  6. Em seguida é só lavar os cabelos com água corrente, sem aplicar shampoo.