Argila preta: benefícios de usá-la na pele e no cabelo

O que é argila preta

A argila preta é um produto com alta capacidade antioxidante e antiinflamatória, além disso, é rica em silício, alumínio e titânio, por isso é considerada a mais cara de todas as argilas.

As substâncias presentes na terra preta podem beneficiar tanto a pele quanto os cabelos, pois juntas atuam como um poderoso agente cicatrizante que pode promover a renovação celular e controlar a oleosidade.

Benefícios da argila preta

-Ajuda a ativar a circulação sanguínea da pele

-Tem efeitos antiinflamatórios e anti-sépticos

-Aja como um curandeiro

-Bom para couro cabeludo

-Controle de óleo para pele e cabelo

-Promova a produção de colágeno da pele

-Restaura o brilho natural da pele e do cabelo

-Normalização da secreção de sebo

-Nutre e hidrata a pele e o cabelo

Afinal ao longo do dia, partículas de poluição aderem à pele, causando oleosidade excessiva e obstrução dos poros, promovendo o aumento da oleosidade e o aparecimento de acne.

Usar argila preta pode remover células mortas e promover a cura, bem como segundo a esteticista Heloisa Olivan, a argila preta pode beneficiar peles sensíveis e com tendência a acne.

Pois tem efeito antiinflamatório e ajuda no controle da produção bacteriana na região, as propriedades antioxidantes da argila preta ajudam a tratar a pele madura.

Afinal uma esteticista do Olivan Institute destacou: “Ajuda na produção de colágeno e melhora o brilho, o brilho e a hidratação da pele”.

Segundo Laís Leonor, dermatologista da Clínica André Braz, o couro cabeludo não ficou de fora por todos os benefícios que a argila preta proporciona.

Isso porque ele pode controlar a descamação e a caspa, além disso, quando usado no couro cabeludo, tem como principal objetivo a limpeza da região.

O que favorece o crescimento saudável dos cabelos, a esteticista Heloisa Olivan explicou: “Ativar a circulação através da massagem aumentará ainda mais o processo de renovação celular e reduzirá a queda de cabelo”.

A dermatologista Fabiana Seidl também recomenda para cabelos escuros, ele explicou: “Além de deixar os cabelos mais brilhantes, a lama negra também torna os cabelos mais resistentes e evita quebras”.

Argila preta na pele: como usar

Afinal a argila preta pode ser usada no rosto e no corpo, as áreas que podem ser aplicadas ao corpo são as pernas, abdômen, virilha e nádegas.

Deve ser limpo e esfoliado antes do uso, bem como para o rosto, mantenha-o limpo antes de aplicar a máscara, confira a receita abaixo.

1. Em um recipiente, adicione uma colher de argila para sobremesa contendo a mesma quantidade de água mineral ou salmoura.

2. Misture bem até obter uma pasta uniforme e uma consistência cremosa.

3. Aplique a mistura de argila preta na pele previamente limpa e seca. Se você optar por aplicá-lo no rosto, guarde-o por cerca de 20 minutos.

4. Se for aplicado em qualquer parte do corpo, aguarde 30 a 40 minutos.

Remova a pele com água morna, seque-a com uma toalha limpa e aplique um hidratante adequado para seu tipo de pele.

Pele seca: uma vez por semana

Pele mista e oleosa: duas vezes por semana.

Pode deixar a argila secar?

Muitas pessoas acreditam que  a argila de qualquer cor só funciona quando começa a secar e puxar a pele, mas não é assim, pelo contrário.

A argila é baseada na troca, ou seja, absorve as impurezas da pele e retorna minerais benéficos, porém, para que funcione corretamente, a área deve ser umedecida.

Bem como sem deixar a argila secar, pode-se usar água, água salgada, água quente ou mesmo chá para umedecer a área tratada.

“Após a secagem, a argila vira rocha, não podendo doar seus minerais para a pele ou couro cabeludo”, pensa a esteticista Heloísa.