8 doenças que causam queda de cabelo

Existe diversas doenças que causam queda de cabelo, e se você está sofrendo de queda capilar, identificar os sintomas para descobrir o que você tem é fundamental. Afinal, essa é a maneira mais segura de garantir um tratamento eficaz. Quer saber mais sobre esse assunto? É só conferir essa matéria.

Doenças que causam queda de cabelo
Se você sonha em ter um cabelão, pode ser interessante saber algumas doenças que causam queda de cabelo. E isso você irá descobrir nesse artigo.

Quem sofre de alguma doença que causa queda de cabelo geralmente opta por fazer uso de um tratamento capilar, como as cápsulas vitamínicas BeautVip Hair, que resultam um cabelo resistente, brilhoso, hidratado e que estimula o crescimento do couro cabeludo.

No entanto, ainda que você faça uso de algum suplemento para amenizar os sintomas da queda capilar, é fundamental saber o que você tem para que o problema possa ser resolvido pela raiz. E é isso que você irá conferir nesse artigo. Confira.

Existe tratamento para queda de cabelo?

Sim, a sua queda de cabelo pode ser tratada. No entanto, para garantir resultados eficientes, você precisa primeiro diagnosticar o que está acontecendo com o seu couro cabeludo e, então, obter alguma solução.

Portanto, se você quer ter o seu problema resolvido, além de saber quais doenças causam queda de cabelo, é fundamental ter acompanhamento profissional, pois ele é a pessoa mais indicada para resolver o seu problema.

Também é bom que você saiba que há algumas doenças capilares que ainda não se tem tratamento e, nesse caso, a única solução é apostar em produtos que amenizem a queda capilar. Mas isso e muito mais somente o especialista pode lhe orientar.

Quais doenças causam queda de cabelo?

Há uma infinidade de doenças que causam queda de cabelo, e nós iremos abordar apenas as mais comuns. Sendo assim, caso você não se identifique com nenhum sintoma, procure imediatamente um médico.

Transtorno de estresse agudo

Uma das informações sobre a queda capilar que você precisa saber é que, na maioria dos casos, ela tem uma base hormonal. Sendo assim, a depender de como você anda se sentindo ultimamente, isso pode culminar e uma das doenças que causam queda de cabelo.

Um exemplo do que estamos falando é o transtorno de estrese agudo, o TEA. Geralmente ele é um distúrbio temporário, em especial quando você passa por um evento traumático muito forte.

E como o nosso corpo responde as nossas emoções através da variação hormonal, você pode desenvolver o TEA. Por se tratar de uma doença mais simples, pode acontecer de você se recuperar sem precisar de nenhum medicamento.

Líquen plano

O líquen plano é uma das doenças que causam queda de cabelo, e a sua principal razão é desconhecida. Trata-se de uma condição grave e que possui muitas variações. Dentre todos os sintomas, é possível incluir:

  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Cicatrizes;
  • Inflamações.

Problemas na tireoide

Há dois tipos de problemas na tireoide que pode levar a perca dos cabelos; o hipertireoidismo e hipotireoidismo. Independe do caso, você deve procurar um médico para que ele possa lhe receitar a melhor solução capilar.

A tireoide é responsável por regular os níveis hormonais no nosso corpo. No entanto, quando ela fica desregulada, pode ocasionar em umas das doenças que causam queda de cabelo.

Alopecia areata

Existe diversos tipos de alopecia, e uma delas é a areata. Trata-se de uma condição autoimune, ou seja, é quando o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis, como por exemplo os folículos capilares.

Como consequência, o cabelo tende a cair e impede o crescimento de novos fios. Essa é uma condição mais comum do que você possa pensar, tanto que a própria Naomi Campbell sofreu de alopecia há alguns anos.

Sífilis

Apesar de ser uma doença sexualmente transmissível, também é uma das doenças que causam queda de cabelo. Qualquer pessoa que seja sexualmente ativa está sujeita a sofrer dessas complicações e, para tal, basta ter contato com a área infectada.

A sífilis tem quatro estágios: primário, secundário, latente e terciário e, geralmente, as quedas capilares ocorrem durante o estágio secundário. No entanto, saiba que, quando descoberta precocemente, a sífilis pode ser tratada e o seu cabelo voltará a crescer normalmente.

Depressão

Depressão é uma doença que causa queda de cabelo
A depressão pode ser uma grande causadora de queda de cabelo.

Como já falamos, o nosso corpo responde as nossas emoções e, quando se tem depressão há bastante variação hormonal. Sendo assim, além de outros fatores, a depressão pode culminar na perca capilar, ainda que temporariamente.

Anemia

Devido a falta de ferro, a anemia pode ocasionar em queda capilar. No entanto, antes de chegar nesse estágio, é bem provável que você sofra de outros sintomas. Quando o seu cabelo cai devido a anemia, é improvável que seja algo permanente.

Sendo assim, procure um médico o quanto antes para que possa lhe diagnosticar e para que você seja devidamente tratada.

Síndrome do Ovário Policístico

Ainda que você desconheça essa doença, segundo a OMS, cerca de 116 milhões de mulheres em todo o mundo sofrem de síndrome do ovário policístico. Essa condição e causada por um desequilíbrio emocional.

A partir disso, os ovários começam a produzir muito hormônio masculino. Como consequência, você pode notar uma diminuição ou aumento excessivo dos períodos menstruais e, claro, a queda capilar.