Ícone do site BeautVip

Anticaspa natural: confira dicas e receitas naturais para tratar esse problema

Se você sofre com problema de caspa, certamente já deve ter procurado algum shampoo para tratar esse problema. No entanto, você sabia que existe anticaspa natural? Isso mesmo, através de algumas receitas e dicas naturais, é possível tratar esse problema tão indesejado. Quer saber mais sobre esse assunto? Então é só conferir as dicas desse artigo!

Produtos dedicados ao tratamento, às vezes, podem não ser o suficiente. Se esse é o seu caso, talvez esteja na hora de experimentar algum anticaspa natural.

A caspa é uma resposta corporal que nos dá a entender que o couro cabeludo não está saudável. Então, para garantir madeixas mais bonitas, hidratas e saudáveis, recomendamos fortemente a utilização do BeautVip Hair, pois ele é capaz de manter nosso cabelo muito mais resistente e saudável.

Porém, se você já sofre desse problema, e quer uma alternativa de anticaspa natural, saiba que é perfeitamente possível. No entanto, para garantir que essas receitas irão funcionar no seu couro cabeludo, é bom se certificar de realizar o passo a passo correto. Essas e outras informações você conferirá nesse post.

O que é caspa?

Popularmente conhecida como caspa, esse problema se caracteriza por uma inflamação acompanhada por descamação branca e às vezes amarelada. Além de causar descamação do couro cabeludo, esse problema vem acompanhado de coceira, manchas vermelhas e, nos casos mais graves, irritação e feridas.

Trata-se de um problema significativamente comum, haja vista que cerca de 2 milhões de casos são diagnosticados por ano apenas no Brasil. Porém, apesar de comum, há muita desinformação a respeito desse problema.

A exemplo disso, é possível afirmar que muitas pessoas nem sequer sabem da existência de dois tipos de caspas; aquela que se desenvolve em couro cabeludo seco ou oleoso. Tanto que muitas pessoas dizem que os shampoos anticaspa não funcionam quando, na realidade, o shampoo apenas não é o indicado para o seu tipo de caspa.

O que causa a caspa?

Assim como pode lhe ser benéfico conhecer anticaspa natural, é ainda mais importante saber o que causa esse problema, pois, ao mudar determinados hábitos, é possível fazer com que o problema amenize gradualmente ou que não se tenha reincidência do mesmo.

Há vários fatores que proporcionam a caspa, sendo a mais comum o uso frequente de chapéu/boné e a higienização incorreta no couro cabeludo. Fora isso, a oleosidade excessiva, genética, estresse, acúmulo de cremes e lavar o couro cabeludo com água quente também podem contribuir para o desenvolvimento da caspa.

Ademais, dormir com o cabelo molhado também pode facilitar a aparição da caspa. Afinal, quando nos deitamos com os fios úmidos, o nosso couro cabeludo fica mais suscetível à proliferação de fungos e bactérias, inclusive o Pityrosporum ovale, o fungo responsável pela caspa.

Então, uma das primeiras lições para tratar/amenizar a caspa é exatamente fazendo o contrário de tudo o que citamos acima. Limpe o couro cabeludo corretamente, evite utilizar muito chapéu ou boné e jamais durma com o cabelo úmido.

Qual anticaspa natural devo utilizar?

Além dos shampoos que controlam a caspa, há alguns anticaspa natural que também podem servir para tratamento desse problema. E, nos próximos tópicos, falaremos mais a respeito deles, bem como a forma correta de utilizá-los.

Vinagre de maçã

Ainda que não exista muitos estudos que comprovem a eficácia do vinagre de maçã como anticaspa natural, sabe-se que o vinagre é um poderoso desinfetante, capaz de eliminar bactérias e fungos, exatamente o que motiva a aparição da caspa.

Fora isso, o vinagre de maçã como anticaspa natural ajuda a remover as células mortas presentes no couro cabeludo e remove o excesso de oleosidade. Portanto, para utilizar esse ingrediente para tratar a caspa, misture ½ copo de vinagre de maçã com ½ copo de água.

Em seguida, é só mergulhar um algodão da mistura e passar por todo o couro cabeludo. Deixe agindo por cerca de 20 minutos e, passado o tempo, é só enxaguar com água fria. Repita esse processo uma vez por dia, até que a caspa seja eliminada.

Suco de limão

Por ser um alimento ácido, ele contribui para a acidificação capilar, equilibrando o ph e a oleosidade do couro cabeludo. Fora isso, também combate a caspa por eliminar fungos e bactérias.

Por ser um produto ácido, além de acabar com o fungo responsável pela caspa, o suco de limão traz outros benefícios para as madeixas.

Para utilizar o limão como anticaspa natural, é só espremer o suco de um limão. Depois, mergulhe um algodão no suco e vá aplicando por todo o couro cabeludo. Deixe agindo por 10 minutos e depois enxágue em abundância com água fria.

Óleo de malaleuca

O óleo de malaleuca é um ótimo anticaspa natural por possuir propriedades antissépticas que auxiliam na remoção e combate a fungos e bactérias. Tanto que esse óleo é muito utilizado para tratar infecções de pele, por exemplo.

Para utilizá-lo para diminuição da caspa, basta primeiro colocar um pouco de shampoo na mão e depois misturar 1 ou 2 gotas do óleo e em seguida passar na cabeça. Ou, caso queira, é possível aplicar algumas gotas de óleo diretamente no recipiente de shampoo.

Sair da versão mobile