Alimentos essenciais para fortalecer o cabelo

Se você procura por alimentos para fortalecer o cabelo, você veio o lugar certo, então fique com agente e descubra mais informações. 

Os alimentos que fortalecem os cabelos são principalmente alimentos ricos em proteínas, como peixes, ovos, carnes, gelatina, leite e derivados.

Pois a proteína é composta por aminoácidos, como a queratina, que podem proteger e fortalecer os fios, prevenir e fortalecer os fios.

No entanto, é importante consumir certas vitaminas e minerais, como zinco, ferro, ômega 3 ou biotina, que são essenciais para o crescimento do cabelo.

Por isso é sempre importante manter uma alimentação balanceada.

Essa dieta deve ser mantida por pelo menos 3 meses para deixar os cabelos firmes, mas mesmo assim a fragilidade dos cabelos ainda é preservada.

É importante consultar um dermatologista ou clínico geral para avaliar se pode haver alguma causa.

Problemas, como anemia ou hipotireoidismo.

Algumas sugestões para fortalecer o cabelo, prevenir a queda e mantê-lo saudável são as seguintes:

PEIXES E SEMENTES

Para manter o cabelo saudável e evitar a queda de cabelo, é importante ingerir alimentos ricos em ômega 3 como salmão, sardinha, arenque, atum, chia e linhaça, além de óleo de nozes, linhaça ou canola.

Os alimentos ricos em ômega 3 têm efeitos anti-inflamatórios.

Alguns estudos mostraram que eles podem ser benéficos para a queda de cabelo, que é uma condição de queda rápida e repentina.

VITAMINA A

Comer cenoura, tomate, melão, mamão, pimentão, beterraba ou espinafre e outros alimentos são muito importantes para o crescimento saudável do cabelo devido ao seu teor de vitamina A.

Além disso, como essa vitamina é um antioxidante eficaz, ela pode proteger os folículos capilares dos danos causados ​​pelos radicais livres, que enfraquecem os fios.

Em pacientes com alopecia, o betacarotenos tem baixo teor e é um precursor da vitamina A, razão pela qual os médicos podem recomendar a suplementação dessa vitamina.

No entanto, este suplemento deve ser sempre orientado por um profissional de saúde, pois doses muito altas podem ser tóxicas para os cabelos e causar queda.

  Alisando cabelo crespo: Conheça algumas técnicas

FRUTAS CÍTRICAS

Comer alimentos ricos em vitamina C, como laranja, tangerina, abacaxi, morango, kiwis ou limão, é necessário para a produção de colágeno.

Além disso, a vitamina C é outro antioxidante eficaz que também ajuda o corpo a absorver melhor o ferro dos alimentos.

O que é essencial para o crescimento do cabelo.

CONSUMO DE FRUTOS SECOS

Alimentos como amendoim, avelã, amêndoa, aveia, nozes ou castanha de caju são ricos em biotina.

Uma vitamina do complexo B, muito importante para o desenvolvimento dos folículos capilares e previne a queda dos cabelos.

ALIMENTOS RICOS EM MINERAIS

Por exemplo, incluir feijão, ovos, beterraba ou fígado em sua dieta pode fornecer ferro para cabelos saudáveis.

Por outro lado, a falta de ferro está relacionada a quedas, porque o ferro ajuda a oxigenar o tecido do couro cabeludo.

Verifique a lista de outros alimentos ricos em ferro.

Outro mineral importante é o zinco, que desempenha um papel importante no crescimento, desenvolvimento e reparo do cabelo.

Sua deficiência pode fazer com que o cabelo fique fino, quebradiço e escuro.

  Suco detox caseiro: Veja como fazer

Além disso, também é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em silício, por ser um mineral relacionado ao colágeno que torna a fibra capilar mais saudável.

Alguns alimentos ricos em zinco e silício são nozes, como amêndoas, amendoim ou castanha do Brasil.

NÃO SE ESQUEÇA DA CARNE

As carnes brancas e vermelhas, além de conterem grande quantidade de proteínas e aminoácidos essenciais para os cabelos, também fornecem colágeno, muito importante para a estrutura, firmeza e elasticidade dos fios.

Sob orientação de médico ou nutricionista, o colágeno também pode ser utilizado na forma de suplementos alimentares diários e na forma de cápsulas.

Aprenda a tomar suplementos de colágeno.