A finalidade do texto é: Saiba o significado

Antes de tudo, nós sabemos que saber escrever bem faz toda a diferença em todos os aspectos. Com isso em mente, aqui está uma dúvida: a finalidade do texto é?

A finalidade do texto é?

A princípio, a finalidade do texto é transmitir mensagens com o emissor e receptor. O objetivo, o propósito se dá por determinadas atitudes. A finalidade do texto é identificar quais os objetivos o conteúdo dito traz.

O texto tem como função informar algo, que pode ser desde uma notícia a uma história. 🔛

Qual a diferença entre Emissor e Receptor e como identificar: Primeiramente vamos falar o que é emissor e é basicamente quem fala algo para alguém, quem transmite a mensagem. Já o receptor é quem lê ou recebe a mensagem.

Como se forma o texto?

A estrutura do texto é formada por emissor, receptor, mensagem, código, canal de comunicação, contexto e ruido na comunicação.

Emissor e receptor nós já sabemos o que é, agora vamos falar sobre mensagem.

a finalidade do texto é
a finalidade do texto é

O objetivo que se vai escolher é a mensagem, para que a informação que se vai passar, chegue de forma clara e precisa.

Para passar a mensagem, se usa um conjunto de signos chamado código.

  Quanto custa para colocar gás na geladeira?

E através dos canais de comunicação como jornais, blog, revista, TV, livro, celular e entre outros que se transmite a mensagem.

Contexto é o conjunto de elementos físicos ou situacionais que ajudam o receptor da mensagem a compreendê-la.

Ruído na comunicação é quando a mensagem não é identificada da maneira correta como por exemplo: o receptor reconhece o código.

O que é uma finalidade de um texto?

É o propósito, tudo que se deseja passar com o texto a partir de determinada atitude ou comportamento. É a ideia de quem responda saiba e consiga identificar quais objetivos e assunto tal texto trás, seja ele, informativo ou qualquer outro tipo.

Tipos de textos: Tem 5 tipos de textos que compõe a tipologia textual e são eles: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo.

5 tipos de textos: narrativo e descritivo

Primeiramente vamos falar sobre o texto narrativo, que é quando existe enredo e a existência de personagens e ações marcadas pelo tempo e pelo espaço. O texto narrativo engloba cinco elementos, sendo eles: enredo, narrador, personagem, tempo e espaço.

O enredo é o conteúdo em que a narrativa se constrói. Que pode ser linear ou não linear que é quando existe ou não sequência cronológica.

Narrador é a voz do texto, ou seja, quem conta a história. Contudo, existe mais de um tipo de narrador, sendo ele observador, personagem e onisciente. Observador é que não faz parte da história, personagem é o que faz parte da história e onisciente é o que conhece muito bem a história. 

  55 frases sedutoras para conquistar o crush

Os personagens são aqueles que compõe a história e podem ser principais ou secundários. Principais são protagonistas ou antagonistas e secundários são adjuvantes ou coadjuvantes.

Tempo se refere ao contexto

cronológico ou psicológico que é o momento em que a trama está sendo desenvolvida.

O espaço é o local onde tudo se passa e pode ser físico, psicológico ou social.

O texto descritivo é o que apresenta a descrição de alguma coisa, podendo ser uma pessoa, um objeto ou até mesmo um local. Nesse texto tem observações, aparições e até mesmo impressões que pode estar indicando algo como características ou detalhes.

O desenvolvimento desse texto é composto por introdução, que é basicamente a apresentação sobre o tema falado, o desenvolvimento que é antes de mais nada a descrição objetiva de algo e a conclusão que conclui o assunto falado.

Contudo, esse tipo de texto tem dois modos, sendo eles a descrição objetiva que é a descrição realista e a descrição subjetiva que envolve a opinião do autor.

5 tipos de texto: dissertativo, expositivo e injuntivo

Além disso, tem também o dissertativo que nada mais é o texto que busca defender alguma coisa e é baseado em argumentação e desenvolvimento do tema escolhido. Esse texto, assim como o anterior é composto por introdução que é a pequena tese que apresenta a ideia do texto. O desenvolvimento que é a maior parte do texto e que nela é feita a argumentação e a conclusão que é a parte que se sugere uma nova ideia na intenção de solucionar o problema.

  55 frases de alegria e motivação positiva

Antes de mais nada, os textos acima são classificados em dois tópicos: o dissertativo-expositivo que fala uma ideia ou tema e dissertativo-argumentativo que faz o uso de argumentos.

O texto expositivo é o que quer apresentar um tema a partir de conceituação, definição, descrição, informação e enumeração. Podendo ser textos informativo-expositivo que tem como objetivo transmitir informações e expositivo-argumentativo que expõe com defesa de opinião.

O texto injuntivo é feito na explicação e método para realizar algo, de modo de indicar ordem.

Acima de tudo, esse foi o post que separei para agregar no seu conhecimento. Além disso, quero que sua dúvida tenha acabado em relação a esse assunto, até a próxima e um grande beijo.