Ícone do site BeautVip

12 chá para infecção urinária ótimo para aliviar

A infecção urinária ocorre quando microrganismos prejudicam alguma parte do nosso sistema urinário. Essa infecção é muito mais comum em mulheres e costumam ocorrer na bexiga ou na uretra. Quando a mesma ocorre nos rins, trata-se de um problema mais grave. O chá para infecção urinária pode sim te ajudar com o problema, mas dependendo da gravidade é sempre bom buscar um médico.  

Mas o que é bom para infecção urinária? Bom, vária coisas podem contribuir com a melhora da infecção; banhos de assento, remédios caseiros, entre outros, mas o mais importante é o consumo de água, por isso o chá para infecção urinária pode ser tão útil, pois além de estar consumindo liquido, ainda vai estar consumindo vários nutrientes que combatem a infecção. Qualquer um dos citados abaixo, é um ótimo chá para infecção urinária forte. Leia e prepare com atenção. 

Chá para infecção urinária 

Acabe com o incômodo de forma caseira.

1 – Chá alho e gengibre 

Tendo varias propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudam a combater os sintomas da infecção urinária como dor ou queimação ao urinar. Isso devido à alicina, presente no alho, e compostos fenólicos como o gingerol, chogaol e zingerona, do gengibre. Além de tudo, o chá para infecção urinária de alho e gengibre ajuda a fortalecer o sistema imunológico e diminuir a duração da infecção urinária. Na procura de o que é bom para infecção urinária, o chá de alho e gengibre nunca falta, pois é excelente e de fácil acesso.

Ingredientes 

3 dentes de alho sem a casca e já cortados ao meio; 

1 cm de raiz de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó; 

3 xícaras de água; 

Mel (opcional). 

Modo de preparo 

Em um recipiente, coloque a água e o alho e deixe até ferver. Retire do fogo e acrescente o gengibre e o mel. Coe e beba ainda quente. 

O gengibre não deve ser consumido por pessoas que usam anticoagulantes, e por isso deve ser retirado do chá nesses casos. 

2 – Uva ursina 

As folhas da uva ursina são utilizadas há muito tempo no alivio e tratamento de sintomas de infecção urinária e, segundo estudos, possui efeitos que estão relacionados com a presença da substância arbutina, que tem uma grande ação antimicrobiana, por isso, tem poder de eliminar bactérias, vírus e fungosque são responsáveis grande parte de casos de infecção urinária. 

Além disso, o chá para infecção urinária também tem ação diurética, o que ajuda a eliminar mais urina durante o dia, mantendo o trato urinário mais limpo e livre de micro-organismos. 

Ingredientes (serve 1 xicara por receita) 

3 g de folhas secas de uva ursina; 

200 ml de água fria. 

Modo de preparo 

Coloque as folhas e a agua em um recipiente com tampa e deixe em repouso em um lugar iluminado de 12 a 14 horas. Coe a mistura e beba no máximo 4 xicaras por dia.  

É importante ressaltar que a uva ursina pode causar alguns tipos de intoxicação, por isso deve ser consumida moderadamente. Faça o tratamento por no máximo 7 dias. Caso apresente qualquer sintoma suspeito, suspenda o uso. 

3 – Chá de Salsinha 

 A salsinha é de excelente ajuda no combate a infecção, pois tem propriedades desinflamatorias para o sistema urinário, logo, aliviando dores e ardência. 

Ingredientes 

1 colher de sopa de salsinha fresca 

1 xicara de água 

Modo de preparo

Macere as folhas de salsinha e, juntamente com a água, deixe ferver. Beba a cada 4 horas. 

4 – Chá de vara-de-ouro 

Ingredientes 

2 colheres (de sopa) das folhas secas de vara-de-ouro; 

1 xícara de água fervente. 

Modo de preparo 

Adicione todas as folhas de vara-de-ouro na água, deixe ferver e em seguida, deixe em repouso por 10 minutos. Coe e beba 1 xícara de 4 a 5 vezes por dia. 

5 – Hidraste 

 Ingredientes 

 1 colher (de chá) de pó de raiz de hidraste; 

250 ml de água fervente. 

Modo de preparo 

 Coloque os ingredientes em um recipiente por 15 minutos e mexa, em seguida, coe e deixe repousar até que fique morno. Beba 2 ou 3 vezes ao dia.  

6 – Chá de Cavalinha para infecção urinária 

Ingredientes 

1 litro de água  

4 colheres de sopa de cavalinha  

Modo de preparo 

Coloque os ingredientes para ferver, e deixe esfriar. Coe e beba de 4 a 6 vezes ao dia, todos os dias até apresentar melhora. 

7 –  Chá de rábano-silvestre 

O chá de rábano-silvestre possui propriedades anti-sépticas, antimicrobianas e anti-inflamatórias que aliviam os sintomas de dor ou queimação ao urinar e diminuem a quantidade de bactérias nas vias urinárias, ajudando a combater a infecção urinária. 

Ingredientes 

1 colher (de chá) de folhas secas rábano-silvestre; 

1 xícara de água. 

Modo de preparo 

Ferver a água e depois acrescentar as folhas secas de rábano-silvestre. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia. 

8 – Chá de mil-folhas 

 Ingredientes 

500 ml de água 

2 colheres de sopa de folhas secas de mil-folhas 

Modo de preparo 

Coloque a água em uma panela e espere ferver; 

Deligue o fogo e adicione as folhas de mil-folhas; 

Tampe, deixe em infusão por 5 minutos, coe e sirva! 

banho de assento para infecção urinária 

Banho de assento para infecção urinária

9 – Banho de assento para infecção urinária de camomila 

Este é um dos banhos de assento mais simples, mas com excelentes resultados, especialmente no alívio dos sintomas da infecção urinária. Isso acontece porque a camomila é uma planta medicinal com ótima ação calmante. 

Ingredientes 

2 colheres de sopa de camomila 

1 litro de água. 

Modo de preparo 

Colocar os ingredientes para ferver por aproximadamente 5 minutos e depois apagar o fogo. Deixar esfriar e transferir o chá para uma bacia em que seja possível ficar sentado dentro. Por fim, deve-se sentar dentro da bacia e permanecer por 20 minutos após o banho. 

10 – Banho de assento para infecção urinária com vinagre de maçã 

O vinagre de maçã é um item comum nas casas brasileiras. Mas o que muita gente não sabe é que ele tem propriedades antissépticas e ajudam a aliviar os sintomas da inflamação na bexiga. Além disso, ajuda a combater os micro-organismos que causam candidíase e reequilibra o PH vaginal. 

Ingredientes: 

2 colheres (sopa) de vinagre de maçã 

3 litros de água morna 

Modo de preparo: 

Para preparar o banho de assento, basta colocar os ingredientes em uma bacia bem limpa e sentar-se sobre ela. O procedimento pode ser feito por até 20 minutos. 

11 – Banho de assento para infecção urinária com sais de Epsom 

Uma das propriedades mais importantes dos sais de Epsom é sua capacidade de aliviar inflamações, sendo por isso uma ótima opção para aliviar a coceira e o desconforto causado pela infecção. Além disso, estes sais também possuem uma ligeira ação antimicrobiana que pode ajudar a eliminar a infecção urinária mais rápido. 

Ingredientes 

1 bacia com água morna; 

1 xícara de sais de Epsom. 

Modo de preparo 

Colocar a xícara na água morna e misturar até que os sais se dissolvam completamente. Depois, sentar dentro da bacia, mantendo a região genital dentro de água por 15 a 20 minutos. Repetir este processo 2 a 3 vezes por dia. 

Em algumas pessoas, este banho de assento pode causar piora dos sintomas por eliminar também bactérias boas da pele. Assim, caso se identifique uma piora dos sintomas, deve-se parar o banho de assento. 

Limão para infecção urinária 

12 – O suco do limão, principalmente em jejum, possui vários efeitos positivos no sistema urinário, pois é um suco diurético, logo, contribui com a ‘expulsão’ de mais urina e com maior frequência, assim, retirando as bactérias do corpo. Usando o limão para infecção urinária, estamos contribuindo com a eliminação de bactérias, pois o suco diluído libera toxinas no corpo que contribuem com a eliminação de infecções. 

É bom lembrar que nenhum método caseiro substitui um diagnóstico profissional. Beba água. Cuide do seu corpo.  

Sair da versão mobile